Pelo terceiro ano consecutivo, a Samsung Portugal foi distinguida com a certificação de segurança do Gabinete Nacional de Segurança (GNS) para os dispositivos móveis Galaxy. Recorde-se que em 2018 a marca coreana tinha sido a primeira a ser certificada pelo GNS.
Assim, os dispositivos Samsung com a funcionalidade Knox certificados pelo GNS são os Galaxy: Note10+, Note10, Tab S6, Tab S5e, Xcover4S, A20e e A10.
Para alcançar esta distinção, a Samsung submeteu as suas plataformas a um processo de avaliação por parte da Adyta, uma spin-off da Universidade do Porto, que testou os terminais em termos de avaliação funcional e garantia criptográfica para comprovar o grau de segurança e inviolabilidade dos mesmos. Esta avaliação analisou, entre outros, os processos de atualização do sistema operativo Android, mais precisamente os handshakes das assinaturas criptográficas, a robustez do Samsung Knox no encapsulamento seguro de dados sensíveis e a verificação do fluxo no arranque seguro do Android.
Saliente-se que o Knox é uma plataforma de segurança, lançada em 2013, que se encontra integrada nos smartphones, tablets e wearables da Samsung. É criada a partir do chip e consiste na sobreposição de mecanismos de defesa e segurança que protegem os dispositivos e os utilizadores contra, por exemplo, intrusões e malware. Além disso, é integrável com outros fabricantes de EMM (Entreprise Mobility Management), como a Airwatch, Microsoft, MobileIron e SOTI, entre outros, refere o comunicado de imprensa da Samsung.