A Ordem dos Biólogos lançou um repto encabeçado pelo bastonário José Matos com vista ao recrutamento de voluntários com conhecimentos técnicos na preparação de reagentes químicos para os diferentes laboratórios do País que estão encarregues de analisar resultados de testes a suspeitos de contágio de Covid-19.
“Este contacto não se restringe a biólogos/bioquímicos. O convite é alargado a químicos, farmacêuticos, engenheiros e afins, a todos os colegas da área laboratorial (investigação ou serviços) que tenham experiência em genética molecular. A seleção será da exclusiva responsabilidade dos laboratórios que tenham necessidade de mão-de-obra”, refere o repto assinado por José Matos, bastonário da Ordem dos Biólogos que encabeça a lista de voluntários disponíveis para realizar os diferentes procedimentos de apoio à realização dos testes laboratoriais.
A convocatória pretende reverter as limitações causadas pela paragem forçada das atividades em vários laboratórios de empresas e Estado numa oportunidade para colmatar as lacunas de equipamentos, reagentes e recursos humanos registados durante a Covid-19. Para o efeito, a Ordem dos Biólogos disponibilizou um formulário para inscrição numa bolsa de voluntários, que poderão ser convidados a dar apoio, tendo em conta áreas de residência e localizações dos laboratórios.
A convocatória incentiva os especialistas em testes laboratoriais “a trabalhar graciosamente durante alguns dias neste período de maior exigência, com os colegas dos laboratórios de diagnóstico em todo o país que, ou porque têm funcionários em quarentena ou porque alguns dos funcionários têm que permanecer em casa para acompanhar filhos menores cujos infantários, creches ou escolas fecharam, se veem com dificuldades em manter o funcionamento dos seus serviços”.
O repto lançado pela Ordem dos biólogos esclarece ainda que os voluntários apenas deverão apoiar na preparação das reações químicas, ficando a interpretação dos resultados a cargo dos especialistas de cada laboratório.
“De igual modo iremos contactar os diretores e presidentes das Instituições para disponibilizarem durante alguns meses a estes institutos que tanto necessitam, mais meios técnicos, como equipamento de RT-PCR (Real Time PCR; reação da transcriptase reversa, seguida de reação em cadeia da polimerase, segundo a Wikipédia) que não estejam a ser utilizados para trabalhos urgentes”, refere a convocatória da Ordem dos Biólogos.