A zona de La Défense fica nos arredores de Paris e é local de concentração de empresas, arranha-céus e um grande centro comercial. O objetivo da Waymo e da Renault é ter carros autónomos a ligar esta área ao aeroporto Charles de Gaulle com recurso a carros autónomos, a tempo dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
A iniciativa conta com apoio regional de cem milhões de euros para desenvolvimento da infraestrutura necessária para melhor servir turistas e visitantes internacionais que se dirijam à capital francesa durante os Jogos.
O Tech Crunch cita o Chief Automotive Programs da Waymo, Adam Frost, que refere que «França é reconhecida como um líder global na mobilidade e estamos ansiosos para trabalhar com a Região da Île-de-France e o parceiro Grupo Renault para explorar como instalar o Waymo Driver».
O desenvolvimento dos veículos autónomos está ligado à criação destas rotas predefinidas, para lidar com uma necessidade específica, como é o caso das Olímpiadas numa determinada zona. Estas condições, aliadas ao aumento da procura, motivação de cidades e parceiros para apoiar e a facilidade em conseguir exceções regulamentares, fazem com que este seja o cenário ideal para criar programas piloto deste género.