A NASA abriu uma investigação àquele que pode vir a ser considerado o primeiro crime espacial. A situação ocorreu quando alegadamente a astronauta americana Anne McClain acedeu sem permissão à conta bancária da sua esposa, Summer Worden, – com quem está atualmente a passar um processo de divórcio – enquanto estava a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa).
A queixa foi apresentada à Federal Trade Commission e aos serviços de inspeção-geral da agência espacial pela mulher de Anne McClain, que acusa a astronauta de «roubo de identidade e uso impróprio de registos financeiros».
De acordo com o The New York Times, o casal deu o nó em 2014 e em 2018 apresentou a documentação para avançar com o divórcio. A astronauta, que está atualmente no planeta Terra, publicou uma mensagem na rede social Twitter afirmando que embora tenha acedido à conta bancária com as credenciais de sempre, «as acusações são falsas».
O mesmo jornal avança que devido ao envolvimento de vários países na ISS, quando ocorre um crime, os astronautas serão julgados consoante as leis do país de origem.