Na manhã do dia 10 de outubro, milhões de utilizadores de telemóveis Blackberry começaram a sentir os efeitos do apagão nos serviços de e-mail e mensagens instantâneas. A RIM ainda reagiu dizendo que o problema estava em vias de ser sanado, mas a verdade é que, só ao cabo de três dias, conseguiu recuperar a operacionalidade.
Na origem das falhas terá estado o bloqueio do sistema de gestão de tarefas e funcionalidades que está baseado em Slough, Reino Unido, e que é responsável pelo encaminhamento de mensagens enviadas da Ásia e da América para a Europa.
Por sua vez, este bloqueio terá sido originado por uma falha nos sistemas de backup da rede da companhia. Com o passar do tempo, o bloqueio começou a ganhar dimensão e afetou os serviços de utilizadores de vários pontos do globo, noticia a BBC.
Apesar de garantirem que todas estas falhas foram sanadas, os responsáveis da RIM acrescentam que têm estado a acompanhar o funcionamento dos sistemas, a fim de garantir a pronta atuação, sempre que se justifique.