Na próxima segunda e terça-feira, 21 e 22 de junho, Portugal estará pela primeira vez abrangido pelo Amazon Prime Day, um dos maiores eventos de comércio eletrónico do mundo. Isto porque a Amazon disponibilizou recentemente o serviço Amazon Prime em Portugal, que dá acesso a descontos exclusivos nesta mega-feira digital. Mas além das promoções, este dia também traz várias ameaças para os utilizadores.
Segundo um estudo da empresa de cibersegurança Check Point Software, nos últimos 30 dias foi detetado o registo de 2303 novos domínios (endereços de sites) relacionados com a Amazon – destes, 46% foram identificados como maliciosos. E dos domínios registados com as palavras “Amazon Prime”, os investigadores descobriram que 32% são maliciosos.
“O objetivo dos cibercriminosos é sempre fazer dinheiro com as informações pessoais das pessoas. A tática utilizada, neste caso, é a falsificação de um domínio que se parece com a Amazon, mas que é na realidade um terreno perigoso. Os cibercriminosos estão claramente a investir neste evento, já que a maioria dos domínios à volta desta temática apresenta alguns sinais de alerta. O meu conselho para os consumidores é serem extra cautelosos e partilhar o mínimo possível”, explica Rui Duro, diretor-geral da Check Point Software em Portugal, em comunicado.
Entre os sites já detetados, há exemplos de páginas que tentam fazer-se passar por um site de apoio ao cliente, enquanto outro, relativo à Amazon Japão, simula mesmo a página de autenticação da Amazon, com o objetivo de roubar as credenciais dos utilizadores.