A Sony revelou oficialmente o modelo WH-1000XM6, a mais recente geração de auscultadores premium com cancelamento de ruído ativo, que chegam ao mercado português ainda durante o mês de maio por um preço recomendado de 470 euros. A marca promete um salto significativo face à geração anterior, os WH-1000XM5 lançados em 2022, com melhorias em praticamente todos os aspetos da experiência de audição.
Cancelamento de ruído com 12 microfones e chip sete vezes mais rápido
Uma das grandes melhorias implementadas pela marca japonesa é o novo processador HD QN3, que permite um desempenho de cancelamento de ruído até sete vezes mais rápido e eficaz que o antecessor. Este chip coordena 12 microfones posicionados estrategicamente para otimizar a redução de ruído em tempo real. A Sony introduz também o novo Otimizador NC Adaptativo, que ajusta a filtragem de ruído tendo em conta variáveis como a pressão atmosférica e o ambiente sonoro.
“O processador de cancelamento de ruído HD QN3 é sete vezes mais rápido do que o QN1. É uma conquista técnica incrível”, começou por sublinhar Mike Somerset, gestor de formação e marketing técnico, vídeo e som, durante o evento de apresentação que decorreu em Madrid, Espanha, e no qual a Exame Informática esteve a acompanhar.
Também o número de microfones foi revisto em alta, com um reforço significativo na captação de som ambiente. “A geração anterior tinha oito microfones, agora temos doze. Isso permite uma captação mais precisa do som ambiente e um cancelamento de ruído mais eficaz”, explica o responsável britânico.
Outro dos componentes revistos é o driver de 30 mm, cuja construção agora inclui materiais mais avançados. “O novo driver de 30 mm tem um centro em fibra de carbono. As pessoas associam os drivers à qualidade de som, com razão, mas são também fundamentais para o desempenho do cancelamento de ruído”, conclui.
Som com qualidade de estúdio e colaborações de peso
A qualidade do áudio também foi alvo de um reforço substancial. Os WH-1000XM6 foram desenvolvidos em parceria com engenheiros de masterização reconhecidos da Sterling Sound, Battery Studios e Coast Mastering, garantindo uma reprodução sonora mais precisa e emocional. A unidade de controlador redesenhada inclui materiais de alta rigidez e uma bobina de voz exclusiva, melhorando a clareza e a definição em todas as frequências.
“Os Mark 6 são uma melhoria em praticamente todos os aspetos em relação aos Mark 5. Melhor som, melhor cancelamento [de ruído], melhor qualidade de chamadas, melhor conforto. Estamos muito entusiasmados com o que conseguimos aqui”, afirmou Mark Somerset.
Entre os engenheiros envolvidos estão Randy Merrill, que trabalhou com Ed Sheeran, Taylor Swift e Adele; Chris Gehringer, conhecido pelos projetos com Rihanna e Lady Gaga; Mike Piacentini, que masterizou faixas para Bob Dylan, Depeche Mode e James Brown; e Michael Romanowski, que contribuiu para as icónicas bandas sonoras de Star Wars (Episódios IV a VI) e álbuns de Alicia Keys.
Segundo Randy Merrill, os WH-1000XM6 “elevam a referência da qualidade sonora da Sony a um novo patamar”, com graves potentes, excelente resposta de frequência e detalhe, podemos ler no comunicado de imprensa. Mike Piacentini acrescenta que estes auscultadores permitem às pessoas “sentir cada emoção e decisão criativa feita por artistas e engenheiros”, tal como foi originalmente concebida.
A empresa reforça agora essa missão através da sub-marca “For The Music”, uma iniciativa que pretende destacar a ligação da Sony ao mundo da música, tanto com artistas como com profissionais de estúdio. “A filosofia da Sony é preencher o mundo com emoção através do poder da criatividade e da tecnologia. Essa tem sido a nossa missão há anos”, finaliza Mark Somerset.
Funcionalidades inteligentes e suporte para áudio espacial
Com suporte para áudio de alta resolução com e sem fios (via LDAC), os WH-1000XM6 recorrem ao DSEE Extreme para fazer o upscaling de ficheiros comprimidos em tempo real. A Sony integrou ainda o 360 Reality Audio Upmix for Cinema, que transforma som estéreo em experiências imersivas, ideais para filmes.
Do lado das chamadas, os auscultadores contam com seis microfones, combinados com algoritmos de IA para garantir clareza de voz mesmo em ambientes excessivamente ruidosos.
A aplicação Sound Connect torna ainda mais simples personalizar a experiência sonora com os WH-1000XM6. Enquanto ouve música, pode ajustar o som ao seu gosto com o equalizador de 10 bandas ou criar uma atmosfera envolvente através do efeito de música de fundo. Os entusiastas de videojogos beneficiam ainda do Game EQ, desenvolvido com base na experiência da Sony com a linha INZONE, para melhorar o áudio em jogos de tiros na primeira pessoa.
Já para quem vê filmes em viagem, por exemplo, os WH-1000XM6 integram a função 360 Reality Audio Upmix for Cinema, que transforma áudio estéreo de 2 canais numa experiência imersiva com som espacial, graças à tecnologia Upmix e ao 360 Spatial Sound da Sony — como se estivesse numa verdadeira sala de cinema.
Design confortável, carregamento rápido e ligação multi-dispositivo
Com um design refinado e almofadas em couro vegan, a Sony promete conforto durante todo o dia. A estrutura dobrável foi redesenhada para maior durabilidade, e o estojo inclui agora fecho um magnético. A autonomia mantém-se robusta, e bastam três minutos de carregamento para “garantir até três horas de utilização”, de acordo com a Sony.
Disponibilidade e preço
Os WH-1000XM6 chegam às lojas portuguesas em três cores, preto, prateado platinum e azul midnight, durante este mês, com um preço recomendado de 470 euros.




