Com a CES 2025 prestes a abrir portas, a TCL revela agora as principais novidades que leva para a feira de tecnologia em Las Vegas e que vão chegar ao mercado. Entre elas destaca-se a mais recente geração da sua tecnologia para ecrãs de ‘papel’, a NXTPAPER 4.0, integrada em novos smartphones mas também num novo tablet.
Como detalhado por Randy Xu, responsável pela área de marketing da TCL Communication, numa sessão online para a imprensa em que a Exame Informática participou, a empresa tem vindo trabalhar ano após ano para melhorar a tecnologia NXTPAPER e para lidar com os fatores da vida real que afetam o conforto ocular.
Além da integração de otimização contínua da luz circularmente polarizada (CPL) e das tecnologias de purificação da luz azul, que permitem uma experiência de visualização mais confortável ao imitar a luz natural, a NXTPAPER 4.0 conta com uma grande novidade.
Segundo Randy Xu, a utilização de tecnologia de litografia de nano-matriz no processo de gravação permite melhorar a nitidez do ecrã, apresentando todos pequenos contornos do texto e os pormenores das imagens, além de uma reprodução de cores mais vívida e realista.
A NXTPAPER 4.0 inclui também funcionalidades de personalização. Entre elas contam-se um modo de conforto ocular inteligente, ativado por Inteligência Artificial, que ajusta as definições do ecrã com base em oito cenários de utilização diferentes. Já o modo personalizado de conforto ocular ajusta parâmetros como cor do ecrã, brilho e contraste tendo em conta hábitos e preferências pessoais dos utilizadores.

O TCL 60 XE NXTPAPER 5G é um dos primeiros equipamentos a integrar a mais recente versão da tecnologia de ecrã da marca. O smartphone, que se afirma também como o primeiro modelo da nova linha TCL 60 Series, é lançado exclusivamente no mercado norte-americano, onde conta com um preço a começar nos 199 dólares.

Por outro lado, o tablet TCL NXTPAPER 11 Plus, previsto para o final do ano, é um dos novos equipamentos que vai chegar a Portugal, embora a marca ainda não avance com mais dados relativamente à data de lançamento ou preço no nosso mercado. O modelo conta com um ecrã 2.2K de 11,5 polegadas, com taxa de atualização de 120 Hz, brilho de 550 nits e uma cobertura de 100% da gama de cores sRGB para uma reprodução mais precisa das tonalidades.
O TCL NXTPAPER 11 Plus é também o primeiro tablet com tecnologia de IA da marca, com funcionalidades como assistentes de texto e de escrita; um Smart Voice Memo, que é capaz de transcrever e resumir gravações, assim como criar mapas mentais, e um Tradutor Inteligente, acompanhado por legendas com IA. A par das opções inteligentes da TCL, o tablet suporta também a funcionalidade de pesquisa Circle to Search da Google.

O novo tablet conta ainda com a chave NXTPAPER atualizada, que dá aos utilizadores a possibilidade de abrirem a IU NXTPAPER e de acederem a um atalho tudo-em-um com gestos personalizáveis para ativar, por exemplo, ferramentas de IA ou aplicações mais frequentemente utilizadas.
Além de um novo smartphone e tablet que tiram mais partido da tecnologia NXTPAPER 4.0, a TCL está também a apostar na expansão do seu ecossistema de soluções inteligentes, incluindo no segmento do entretenimento portátil. O projetor TCL PLAYCUBE é uma das novidades apresentadas e destaca-se pelo design Magic Cube, num conceito modular e compacto que, segundo a marca, combina estética e funcionalidade. A caminho de Portugal está, por enquanto, o projetor TCL A1 que, com um design compacto, promete ser fácil de transportar, podendo ser utilizado tanto no interior como no exterior.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação.