O áudio espacial com Dolby Atmos da Apple Music foi anunciado no ano passado pela empresa de Cupertino e está disponível em iPhone, Mac, HomePod e AppleTV. Agora, a Mercedes-Benz anunciou os primeiros carros que vão ter este sistema de som de forma nativa. O luxo não está acessível a todas as carteiras, para já, com os topos de gama Maybach, Classe S, elétricos EQS e EQE a serem os modelos selecionados nesta fase.
Os carros que suportam o sistema de áudio espacial têm a versão mais recente da interface MBUX e podem ser equipados com as colunas Burmester 3D ou 4D. Cada automóvel custa mais de cem mil dólares e o sistema som Burmester é um extra, com custos entre os quatro e os sete mil dólares, noticia o The Verge.
O áudio espacial da Apple Music tira partido dos diferentes canais de áudio, criando uma melhor experiência de música, tornando-a mais imersiva e formando uma tridimensionalidade sonora a partir das colunas e auscultadores. As músicas que suportam este formato estão assinaladas com a etiqueta na Apple Music e espera-se que haja alguma forma fácil para os condutores de Mercedes conseguirem encontrá-las também.
Caso os condutores não sejam subscritores da Apple Music, há uma parceria com a Universal Music Group que visa catalogar algumas músicas como “Aprovada para a Mercedes-Benz”, embora não se conheçam ainda detalhes sobre este processo. A fabricante automóvel explica que o selo só será aplicado depois de se avaliar como “a mistura final soa num Mercedes-Benz”, com a Universal a ter recebido alguns modelos dos automóveis para testar.
Oliver Schusser, vice-presidente da Apple Music e Beats, afirma que “juntos com a Mercedes, temos ainda mais oportunidades para trazer música completamente imersiva aos nossos utilizadores de todo o mundo”.