Apesar de já não serem uma novidade, os ecrãs dobráveis ainda são raros em consequência dos custos e dificuldades de fabrico. Mas tudo indica que em 2022 vamos ver vários dispositivos com este tipo de ecrã. Um dos primeiros a ser revelado foi o Zenbook 17 Fold OLED. Esta máquina, que foi revelada no CES (Consumer Electronics Show), adota um daqueles formatos com que todos sonhamos: um portátil compacto, cujo ecrã pode ser desdobrado para oferecer mais área e ergonomia quando trabalhamos numa secretária.
Fechado é um ultraportátil
De acordo com a informação da Asus, em ‘modo portátil’, o Zenbook 17 Fold apresenta um ecrã de 12’5 polegadas, ou melhor, dois ecrãs de 12’5 polegadas em arquitetura concha. Como seria de esperar, quando utilizado neste modo, a parte do ecrã inferior pode puncionar como segundo ecrã ou como teclado virtual. No entanto, para maior ergonomia, há um teclado físico que fica magneticamente preso no interior da concha, dando ao Zenbook 17 Fold o aspeto de um portátil tradicional. O peso do conjunto, incluindo tclado, é de cerca de 2 kg (1,7 kg sem teclado).
Como o referido teclado é wireless, o utilizador pode retirá-lo da máquina. E como o ecrã é desdobrável, pode ser aberto, ficando com uma generosa área de 17,3 polegadas e uma resolução de 2560×1920 píxeis. A conjugação destas duas opções permite usar esta máquina como se fosse um desktop do tipo all-in-one.
Poderoso
A Asus ainda não divulgou as configurações específicas para o Zenbook 17 Fold, mas já deu indicações gerais que parecem indicar que esta máquina vai oferecer um desempenho relativamente elevado. O processador será da família mais recente da Intel, a memória RAM poderá chegar aos 16 GB DDR5, o SSD será de 1 TB (NVMe M.2 PCIe x4 4.0) e a conectividade estará em alta com Wi-Fi 6E e porta Thunderbolt 4.