Um grupo de cientistas internacional capturou, com o auxílio do Event Horizon Telescope (EHT), imagens em alta resolução de um jato de plasma disparado pelo buraco negro na Centaurus A. As mais recentes observações do EHT, permitiram, pela primeira vez, uma imagem muito precisa da origem dos jatos na galáxia Centaurus A, bem como do buraco negro que as emite.
Centaurus A é uma das radiogaláxias ativa mais próxima da Terra e, ainda, a quinta galáxia mais brilhante do céu e, portanto, têm sido fonte de intensivos estudos por parte de cientistas.
Segundo o astrónomo Philip Best, da Universidade de Edimburgo: “A resolução angular é surpreendente em comparação com as imagens anteriores desses jatos.” De acordo com as observações descritas num artigo publicado na Nature Astronomy, os buracos negros com massas distintas têm comportamentos semelhantes.
“Isto permite-nos pela primeira vez ver e estudar um jato de rádio extragaláctico em escalas menores do que a distância percorrida pela luz em um dia. Vemos de perto como um jato monstruosamente gigantesco está a ser gerado por um buraco negro supermassivo.” diz o astrónomo líder deste trabalho, Michael Jansen, do Instituto Max Planck de Radioastronomia em Bonn e da Radboud University Nijmegen.