A Tide está a desenvolver um detergente completamente degradável e que pode ser usado de forma segura por astronautas no espaço. O trabalho surge de uma parceria com a NASA e pretende criar uma forma de eliminar nódoas e odores das roupas dos astronautas, podendo ser usado em sistemas de água em circuito fechado, como os que existem, por exemplo, na Estação Espacial Internacional (ISS).
Os primeiros testes deste produto devem acontecer em 2022 a bordo da ISS e pretendem determinar a estabilidade dos ingredientes usados e monitorizar a efetiva remoção de sujidade da roupa.
Em segundo plano, a equipa está também a explorar a possibilidade de criar combinados de lavar e secar que possam equipar futuras missões a Marte e à Lua, noticia o Engadget.
O projeto visa dotar as equipas espaciais de uma forma para conseguirem usar roupas limpas, sem exigir que a água usada na limpeza tenha de ser descartada. A conseguir-se, esta será também uma forma de assegurar que não é necessário o envio de muita roupa a bordo das futuras missões.
As descobertas realizadas podem vir a ter aplicabilidade na Terra também, uma vez que se prepara um produto mais amigo do ambiente, que reduz o desperdício e que poupa água.