O Pulse é um complemento aos 3G, 4G, Wi-Fi e Bluetooth. O sistema magnético para receção de mensagens ainda tem várias limitações. Por exemplo, só pode ser usado em distâncias de dois centímetros e os dados só podem ser enviados a um máximo de 40 bits por segundo.
O investigador Vassilis Kostakos e a sua equipa dizem que há vantagens em usar este sistema. Por exemplo, o Pulse pode ser usado para transmitir um endereço Web ou uma sequência musical MIDI. Com esta utilização, o Pulse pode substituir o uso de códigos QR impressos e com a vantagem de o anunciante poder mudar o endereço URL publicitado sempre que quiser, noticia a New Scientist.
O sistema pode ainda ser usado para realizar pagamentos, sem contacto, como o NFC. O NFC, no entanto, funciona a 20 centímetros de distância, o que significa que pode ser intercetado, por exemplo, numa fila. O pulse pode servir para pagamentos com maior segurança, uma vez que os equipamentos têm de estar bastante próximos.
Kostakos deve apresentar o sistema em Seattle, nos EUA, e trazer informações sobre que outras aplicações é que esta tecnologia poderá vir a ter.