O Japão tem ambições consideráveis no que toca ao Espaço, com a intenção de fazer 30 lançamentos espaciais por ano até meados da década de 2030 e rivalizar com a China e os EUA neste capítulo, embora estes cheguem a passar a centena de lançamentos. Agora, sabe-se que a Toyota pode ter um papel importante nesta missão, depois de ter sido anunciado pela Interstellar Technologies que iria receber 44 milhões de dólares por parte do fabricante automóvel. A Interstellar foca-se no desenvolvimento de foguetões leves e que possam ser produzidos em massa.
A Interstellar lembra que o Japão fez três lançamentos espaciais em 2023, pelo que precisa de uma “transformação estrutural na indústria espacial doméstica” para conseguir atingir a meta dos 30 lançamentos anuais. A Toyota pode ter um contributo assinalável, ao trazer a experiência da indústria automóvel e adaptar os métodos de produção de foguetões, atualmente manufaturados, para um processo de elevada qualidade, eficiente em termos de custos e que possa ser escalável.
A Bloomberg lembra que o presidente da Toyota, Akio Toyoda, já tinha deixado pistas sobre este investimento durante o seu discurso na CES deste ano quando disse que “o futuro da mobilidade não deve ser limitado aos carros. Ou apenas a companhias automóveis”.
A colaboração da Toyota no Espaço já se fez sentir na parceira com a agência espacial japonesa JAXA em 2019 no desenvolvimento de uma sonda lunar a ser usada no programa Artemis da NASA.
Também o governo japonês anunciou ter um bilião de ienes disponível para investir nos próximos anos em startups, produtores e instituições de investigação espacial. A geografia do país, no entanto, não o favorece para ter redes extensas para instalações de lançamentos de foguetões. Aquele que seria o primeiro lançamento comercial de um foguetão japonês acabou por falhar pela segunda vez, em dezembro do ano passado.