Alejandro Otero, da Florida, conta na X que um objeto “passou pelo telhado e atravessou dois andares” e quase atingiu o seu filho na tarde de 8 de março. O objeto, alegadamente proveniente do espaço, está agora a ser investigado pela NASA e uma das primeiras possíveis explicações é que seja um resíduo expelido pela Estação Espacial Internacional (ISS).
Dados da NASA mostram que a 8 de março era suposto um conjunto de baterias velhas da ISS destruir-se na atmosfera terrestre. No entanto, o conjunto pode ter sobrevivido à passagem e entrado mesmo na Terra. Jonathan McDowell, astrofísico que escreveu na X sobre este objeto e a previsão de que a palete iria passar sobre o Golfo do México a 8 de março, confirmou que a localização e a hora reportados por Otero podem indiciar mesmo que o objeto que lhe entrou pela casa é proveniente da ISS.
A AFP cita um comunicado da NASA onde a agência confirma que “recolhemos um item em cooperação com o proprietário da casa e vamos analisar o objeto no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida, assim que seja possível determinar a sua origem. Mais informação será disponibilizada assim que a análise seja concluída”.
Um especialista ouvido pelo ArsTechnica revela que as baterias são da NASA, mas foram enviadas numa palete lançada pela agência espacial japonesa, o que irá tornar difícil o apuramento de responsabilidades. Recorde-se que a NASA criticou recentemente a China por permitir que os foguetões Long March caiam de novo na Terra.