A missão Polaris Dawn arranca em direção ao espaço nesta terça-feira, pelas 8h38 de Portugal Continental, e leva um quarteto de astronautas que vai distanciar-se da Terra mais do que qualquer pessoa, sendo apenas superado pelos tripulantes das missões lunares Apollo. Destes quatro tripulantes, Jared Isaacman e Sarah Gillis vão mesmo ter a possibilidade de fazer o primeiro passeio espacial em nome de uma empresa privada. Isaacman é o comandante da missão e também o milionário que assegurou o investimento para a Polaris Dawn. Já Sarah Gillis é engenheira da SpaceX e especialista nesta iniciativa.
Os outros dois participantes da missão, Anna Menon, também engenheira da SpaceX, e Scott ‘Kidd’ Poteet, um antigo tenente-coronel e piloto da Força Aérea, devem manter-se sempre dentro da cápsula.
A atividade extraveicular (EVA, da sigla inglesa) está agendada para acontecer no terceiro dia da missão, no dia 29 de agosto, numa hora ainda não anunciada pela SpaceX. Todo o passeio espacial, desde a preparação inicial à repressurização da cápsula deve demorar apenas duas horas, com o passeio propriamente dito a ocupar um terço deste tempo, o que corresponde a cerca de 15 a 20 minutos para cada ‘veraneante’. Isaccman e Gillis não vão passear juntos, mas sim sequencialmente.
Apesar de estar prevista a saída completa dos astronautas para o Espaço, ambos irão manter pelo menos um ponto de contacto com a nave, durante todos os momentos. “Não vamos simplesmente estar a flutuar por ali”, conta Isaacman, “parece que vamos fazer uma espécie de dança”. “Vamos fazer uma série de testes no fato. A ideia é que possamos aprender o máximo que conseguirmos sobre o fato e trazer informação de volta aos engenheiros para que possam fazer alterações futuras”, acrescentou ainda, citado pela publicação Space.com.
A SpaceX pretende usar estes fatos e as versões melhoradas em futuras missões na órbita da Terra.
A Polaris Dawn é a primeira de três missões do programa Polaris, todas custeadas por Isaacman. A terceira destas missões deverá ser a primeira missão tripulada a bordo da Starship, a enorme nave espacial que a SpaceX quer que ajude a enviar colonos para a Lua e para Marte.