O hacker que dá pelo nome de ‘green’ publicou uma imagem do que a câmara no retrovisor a bordo dos Tesla Model 3 e Model Y vê quando está a captar imagens. Este componente está presente nos modelos há alguns anos, mas só recentemente, e com consentimento dos utilizadores, é que a Tesla o ativou e começou a recolher imagens.
De acordo com a publicação Electrek, o hacker conclui que o sistema está a identificar quando o condutor pestaneja, quando fecha os olhos, movimenta o olhar, move a cabeça, olha para os lados ou enverga óculos escuros ou está ao telemóvel. O acordo da Tesla aos condutores explica que “se autorizada, a Tesla vai captar automaticamente imagens e um curto vídeo antes de uma potencial colisão ou acontecimento de segurança para ajudar os engenheiros a desenvolver funcionalidades de segurança e melhorias para o futuro”.
O CEO Elon Musk explicou, no passado, que estas câmaras seriam usadas também para evitar que os carros fossem vandalizados quando estivessem em condução autónoma no modo frota de táxis-robô que a empresa está a desenvolver.
A descoberta do hacker parece indiciar que a Tesla está a usar os dados das câmaras para desenvolver sistemas de monitorização do condutor baseados no seu olhar ou pelo menos identificar como melhorar o sistema com este tipo de informações, o que pode dar origem a sistemas de condução autónoma mais eficazes.