As remunerações dos CEO das empresas da bolsa nacional dispararam em 2021 para o valor mais alto dos últimos anos. A desigualdade entre os ganhos dos líderes executivos das cotadas do PSI e dos custos médios com os trabalhadores aumentou, assim como a disparidade face ao salário médio em Portugal. Numa extensa pesquisa, a EXAME mediu o pulso à evolução dos pacotes remuneratórios das empresas da bolsa portuguesa e também noutros mercados e fez o ranking dos CEO mais bem pagos do PSI. A lista é liderada por Pedro Soares dos Santos, o líder da Jerónimo Martins, e pode ser consultada na edição de junho da EXAME.
Mas a questão da remuneração não se cinge aos valores auferidos. Como e por quem são definidos os montantes? Com que critérios? Estarão os interesses dos gestores alinhados com os dos stakeholders e com o desenvolvimento sustentável? A EXAME ouviu especialistas em governo das sociedades e investidores sobre estas questões. E a conclusão é que há ainda muito a fazer para tornar os vencimentos dos CEO e dos conselhos de administração mais transparentes e com os incentivos certos. O tema está cada vez mais no radar de investidores e da classe política, dada a subida acentuada das desigualdades entre presidentes executivos e trabalhadores.
Nesta edição, pode ainda conferir os resultados do estudo Happiness Works 2022 e o ranking das empresas mais felizes do País. As principais conclusões são positivas, já que o índice de felicidade nas empresas atingiu o valor mais elevado em 11 anos. As novas formas de organização do trabalho – como o trabalho remoto – e razões externas, como o levantamento de restrições à mobilidade e o crescimento económico, justificam a alteração de perceção de felicidade entre os profissionais.
Outro dos temas em destaque no novo número da EXAME é uma análise sobre o fenómeno das meme stocks. As últimas semanas foram marcadas por uma forte destruição de valor destas empresas populares entre os pequenos investidores. As meme stocks até podem estar a morrer nesta fase de quedas acentuadas nas bolsas, mas a forma de se investir não ficará igual já que há uma nova geração que se relaciona de forma diferente com os mercados financeiros.
A revista de junho traz ainda uma ida à Mitsubishi Fuso Truck Europe, situada no Tramagal, que iniciou a produção da nona geração da Canter, um veículo que é exclusivamente produzido nesta fábrica para a toda a Europa. Também poderá consultar uma análise aos impactos do “acórdão da discórdia” sobre o Alojamento Local e descobrir as boas práticas recomendadas pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP) para a economia circular. Esta edição traz ainda um guia, da responsabilidade da Fundação José Neves, sobre como as empresas podem introduzir a formação nos seus planos estratégicos.
Na Girl Talk deste mês – que teve como convidadas Ana Sabino, psicóloga, e Catarina Horta, diretora de capital humano do Novo Banco – o tema é a saúde mental e como os líderes podem ou não abordar esse problema. Na opinião, Pedro Afonso explica como o mercado pode ser o melhor amigo dos salários das pessoas, Pedro Amorim analisa o futuro dos greenjobs e Fernando Cardoso de Sousa reflete sobre sindicalismo e inovação.
Como já é habitual pode ainda conferir as nossas sugestões de leitura e o test drive que este mês teve como protagonista um dos veículos elétricos mais procurados no mercado europeu. Tudo isto e muito mais para ler na EXAME de junho, que já chegou às bancas de todo o País e que pode assinar aqui em papel ou em versão digital. Boas leituras!