“Livros e música no Jardim. Pela escola de música do Conservatório Nacional” é a iniciativa que se realiza hoje, quarta-feira, 27, no jardim do Príncipe Real, em Lisboa. Esta venda solidária de livros pretende angariar fundos para que a escola de música do Conservatório possa adquirir instrumentos musicais, algo que não é possível há três anos devido à falta de verbas da instituição.
Desde 2012 que a escola direciona o investimento para as intervenções necessárias à recuperação do edifício, vendo-se impedida de adquirir materiais. Assim, as receitas conseguidas nesta iniciativa serão entregues, na totalidade à escola para que possa comprar novos instrumentos.
A iniciativa acontece na véspera da abertura da Feira do Livro de Lisboa e promete uma tarde em que a literatura portuguesa vai estar de mãos dadas com a música: dezenas de alunos do Conservatório de Música vão passar por um palco montado no jardim do Príncipe Real, estando agendadas atuações a solo e em grupo, de dez em dez minutos para levar a música das instalações da escola às ruas da cidade de Lisboa.
Gonçalo Martins, diretor executivo da Chiado Editora, que dinamiza a “Livros e música no Jardim”, diz que a ação pretende “contribuir para a sustentabilidade de uma instituição que é uma referência, no talento e no ensino, e que não pode estar em causa. Gostaríamos que esta iniciativa gerasse outros apoios e mesmo um movimento de defesa do Conservatório.”
A Associação de Amigos da Escola de Música do Conservatório Nacional e a Junta de Freguesia da Misericórdia associaram-se a este programa que pretende alertar a população e congregar apoio à atividade do Conservatório. A iniciativa decorre entre as 15 e as 20 horas, no Jardim do Príncipe Real (na Rua da Escola Politécnica).