O tema não é novo, mas infelizmente salta com frequência para a ordem do dia pelas piores razões. Este domingo, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) anunciou que apresentou uma denúncia contra Bruno de Carvalho ao Ministério Público pelo seu “comportamento ameaçador” para com uma outra concorrente do programa Big Brother, onde participou e do qual foi expulso na noite de ontem.
A denúncia foi feita depois de alguns vídeos da edição “Big Brother Famosos” se terem tornado virais nas redes sociais. Os vídeos demonstram, segundo a comissão, um “comportamento ameaçador do concorrente Bruno de Carvalho para com a sua namorada, a concorrente Liliana, chegando inclusive a agarrar o seu pescoço de forma indelicada e evidentemente desconfortável”. De acordo com a CIG, o comportamento do concorrente é “suscetível de configurar a prática de crime público de violência doméstica, na forma psicológica e física”. A situação, amplamente comentada e denunciada nas redes sociais, gerou uma onda de crítica e indignação. A estação de televisão (TVI) foi alvo de fortes críticas por não penalizar o concorrente.
Hoje, no Dia dos Namorados, recuperamos a campanha “Isto Não é Amor”, lançada pela VISÃO em 2016, um alerta para os diferentes comportamentos que podem surgir numa relação abusiva. O video contra a violência no namoro foi feito em parceria com a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade.
O movimento “Isto Não é Amor” procura expor os comportamentos abusivos de uma relação e dar espaço às vítimas de violência no namoro para contarem a sua história. Relações pautadas pela violência podem assumir muitos formatos e ir desde uma simples palavra a uma expressão física de agressão.