Depois deste fim de semana prolongado, entramos oficialmente em época baixa: As aulas começaram, o tempo não está bom e as férias de 2020 já foram gastas. E se o turismo nacional definhou com a pandemia, recuperando ligeiramente nos meses de verão, prevê-se que procura nacional e internacional volte a decair nesta fase que se aproxima.
A campanha #Tupodes, do Turismo de Portugal, que desafiou os portugueses a descobrir o “melhor destino do mundo”, entra também em nova fase, para tentar minimizar a tendência do pós férias grandes – agora o mote é #TuPodes, Visita Muito Por Pouco. Com os 50 milhões de euros disponibilizados pela Secretaria de Estado das Finanças – uma iniciativa do Governo inserida no pacote de medidas de apoio à recuperação deste setor, fortemente afetado pela crise sanitária -, investiu-se na plataforma de experiências visitaportugal.pt. “Comparticipamos em 50% os descontos dados pelas empresas, nas áreas de alojamento, restauração, experiências, comboios e cultura”, explica Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.
Neste site, há ofertas tão diversas como um pacote de três aulas de surf, em Vila Nova de Milfontes, com 20% de desconto, que fica a 96 euros, um passeio a Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos por 52 euros ou um passeio pedestre na Rota Douro Cister por metade do preço (€10). E ainda promoções na rede Solares de Portugal, Aldeias do Xisto ou Click2Portugal.
Atualmente, e os descontos só estarão disponíveis de dia 6 de outubro até 15 de dezembro, já há cerca de mil experiências e 300 unidades hoteleiras em saldo, mas este número só terá tendência a aumentar. Depois de um utilizador se inscrever na plataforma, emite o voucher do desconto pretendido e, por norma, a marcação da data é feita diretamente com a empresa em questão. Por exemplo, se a escolha tivesse recaído no pacote de três aulas de surf, o agendamento teria de ser com a escola que disponibiliza essa promoção. Note-se que não haverá qualquer constrangimento de calendário nesse agendamento.
“Com estas medidas, pretendemos estimular a procura em época baixa, especialmente do mercado português, embora qualquer pessoa possa ir à plataforma e beneficiar dos descontos”, lembra Luís Araújo. É começar a marcar.