O presidente do Chega entrou, abatido, no quartel-general escolhido pelo Chega para a noite eleitoral deste domingo (Hotel Marriott, em Lisboa). Numa primeira reação, André Ventura admitiu que este “não era o resultado” que desejava.
Segundo as primeiras projeções, o Chega vai conseguir apenas 8% a 12% dos votos nestas europeias (longe dos 18,07% alcançados nas legislativas de 10 de março), podendo, inclusive, passar a ser a quarta força política mais votada desta noite, atrás da Iniciativa Liberal (também com 8% a 12% dos votos nas projeções).
“O resultado ficou aquém das expectativas”, admitiu, ainda André Ventura. Questionado sobre o que falhou, o presidente do Chega pede para “se aguardar” pelos resultados finais, assumindo ser “o principal culpado pelos resultados”. O cabeça de lista António Tânger Corrêa, embora ilibado, manteve-se cabisbaixo.
Os responsáveis do Chega preveem reagir aos resultados finais destas europeias entre as 22h e as 23h. Neste momento, a sala no Hotel Marriott permanece vazia: tem mais jornalistas do que apoiantes.