Os Jogos Olímpicos de 2024 arrancam já esta sexta-feira, dia 26 de julho. Com 32 modalidades – incluindo umas estreias- mais de dez milhões de atletas, de 206 países diferentes, competem pelo ouro em 324 provas.
É a terceira vez que Paris acolhe os Jogos Olímpicos, numa edição com algumas novidades. Pela primeira vez, a cerimónia de abertura – que acontece pelas 19 horas de Lisboa – acontece fora de um estádio desportivo. O arranque das olimpíadas terá início num espetáculo “à grande e à francesa” pelas águas do rio Sena. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já confirmou a sua presença na Cerimónia de Abertura dos Jogos de Paris.
Já as provas, estas deverão ocorrer um pouco por toda a capital francesa, com a grande maioria das provas – incluindo as modalidades de voleibol de praia, judo, luta livre, basquetebol, skate e taekwondo – a acontecerem no centro de Paris, no estádio Eiffel Tower, Champs de Mars Arena, Grand Palais e outros centros desportivos.
Quanto a estreias, os espetadores podem duas novidades nestes Jogos Olímpicos com a adição da modalidade do estilo de dança urbana breaking e o kayak cross – com quatro praticantes de kayak a competir uns contra os outros.
O comité olímpico português conta com 73 atletas – de 15 modalidades. Grandes figuras do desporto nacional, como Pedro Pichardo (triplo salto), Fernando Pimenta (canoagem) e Ana Cabecinha (marcha) serão os porta-bandeiras de Portugal, numa edição que conta ainda com Bárbara Timo (judo), Diogo Ribeiro (natação) e Fatoumata Diallo (atletismo).
Os jogos olímpicos terminam a 11 de agosto, domingo.
Onde assistir as provas?
Durante muitos anos a única forma de assistir às provas olímpicas, de qualquer modalidade, seria estar atento à transmissão do canal público português RTP. Atualmente, contudo, existem diversas formas de ver os atletas portugueses a lutar pelo pódio.
Nesta edição, os principais direitos de transmissão pertencem à marca Discovery que, em Portugal, se materializa nos canais desportivos Eurosport – abertos ao público. De forma a acompanhar de forma permanente os jogos, a Eurosport (geralmente com apenas dois canais, o Eurosport 1 e 2), durante as olimpíadas, será alargada, com os diferentes canais dedicados a modalidades específicas. Por exemplo:
- Eurosport 3 – Raquetes e golfe
- Eurosport 4 – Competições artísticas
- Eurosport 5 – Futebol
- Eurosport 6 – Basquetebol
- Eurosport 7 – Desportos de luta
- Eurosport 8 – Andebol
- Eurosport 9 – Voleibol
Isto não quer dizer, contudo, que não possa continuar a acompanhar os Jogos Olímpicos através da RTP, que também assegurou os direitos televisivos. Para além das cerimónias de abertura e encerramento (transmitidas pela RTP1) a RTP2 vai dedicar uma emissão diária aos Jogos Olímpicos, com destaque para a participação dos atletas portugueses nas diversas modalidades.
Mas a grande novidade desta edição é o streaming. Tanto a plataforma de streaming da RTP PLAY como a Max – da HBO – possibilitam ao público acompanhar todo o evento. “Toda a preparação desta operação começou logo a seguir a Tóquio-2020. Quisemos adaptar tudo à lógica do que deve ser no século XXI: ver onde estiver. Os Jogos são mais do que uma prova desportiva com várias modalidades, é um evento cultural que fica para a história. Serão 3.8000 horas de transmissão que chegam às 4.000 horas se juntarmos todos os outros conteúdos, disponíveis em 19 línguas para 47 mercados”, referiu Scott Young, responsável pela WBD Desporto na Europa, ao Observador.
“Vamos ter mais de 120 câmaras, 200 telefones entre os atletas nos barcos, oito drones, três helicópteros, mais de 1.000 pessoas envolvidas… Será uma das maiores operações de sempre, com essa vontade de respeitar tudo o que é essa parte histórica de uma cerimónia de abertura com ideias mais fora da caixa que possamos conseguir criar”, acrescentou ainda Yiannis Exarchos, o CEO do Olympic Broadcasting Services, ao mesmo site noticioso.
O calendário das modalidades dos Jogos Olímpicos 2024
Cerimónia de Abertura: 26 de Julho
- Futebol – Até dia 10 de Agosto
- Rugby de sete – Até dia 30 de Julho
- Tiro com arco – Até dia 4 de Agosto
- Andebol – Até dia 11 de Agosto
- Ginástica artística – 27 de Julho a 5 de Agosto
- Badminton – 27 de Julho a 5 de Agosto
- Basquetebol – 27 de Julho a 11 de Agosto
- Voleibol de praia – 27 de Julho a 10 de Agosto
- Boxe – 27 de Julho a 10 de Agosto
- Canoagem slalom – 27 de Julho a 5 de Agosto
- Mergulho – 27 de Julho a 10 de Agosto
- Equitação – 27 de Julho a 6 de Agosto
- Esgrima – 27 de Julho a 10 de Agosto
- Hóquei – 27 de Julho a 9 de Agosto
- Judo – 27 de Julho a 3 de Agosto
- Ciclismo de estrada – 27 de Julho a 4 de Agosto
- Remo – 27 de Julho a 3 de Agosto (dia de reserva: 4 de Agosto)
- Tiro – 27 de Julho a 5 de Agosto
- Skateboard – 27 de Julho a 7 de Agosto
- Surf – 27 a 30 de Julho
- Natação – 27 de Julho a 9 de Agosto
- Ténis de mesa – 27 de Julho a 10 de Agosto
- Taekwondo – 27 de Julho a 10 de Agosto
- Ténis – 27 de Julho a 4 de Agosto
- Voleibol – 27 de Julho a 11 de Agosto
- Polo aquático – 27 de Julho a 11 de Agosto
- Ciclismo de montanha – 28 a 29 de Julho
- Vela – 28 de Julho a 8 de Agosto
- BMX freestyle – 30 a 31 de Julho
- Triatlo – 30 de Julho a 5 de Agosto
- Golfe – 1 a 10 de Agosto
- Atletismo (pista e estrada) – 1 a 11 de Agosto
- Ginástica de trampolim – 2 de Agosto
- Natação artística – 5 a 10 de Agosto
- Escalada desportiva – 5 a 10 de Agosto
- Ciclismo de pista – 5 a 11 de Agosto
- Luta greco-romana – 5 a 11 de Agosto
- Canoagem de velocidade – 6 a 10 de Agosto
- Levantamento de peso – 7 a 11 de Agosto
- Pentatlo – 8 a 11 de Agosto
- Ginástica rítmica – 8 a 10 de Agosto
- Breaking – 9 a 10 de Agosto
Cerimónia de Encerramento: 11 de Agosto