Julião Sarmento: Generoso, culto, obsessivo? Isto é um artista-colecionador contemporâneo

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Estava pendurada na casa de jantar da casa do Estoril de Julião Sarmento: Untitled’ 76/Felt (1976), obra realizada em feltro com abas abertas sobre uma fenda, inequívoca representação do órgão genital feminino da autoria de Robert Morris, é agora uma das peças patentes na galeria do piso zero do Pavilhão Julião Sarmento.  Assim como a técnica mista de Lawrence Weiner, simplesmente intitulada J. Sarmento Pool (2001), um estudo para a piscina real do artista plástico. E se dúvidas houvesse sobre a omnipresença da esfera intimista, basta subir as escadas onde está pendurada a pequeniníssima escultura de uma orelha do amigo Juan Munõz (1953-2001): na sala alongada como a quilha de um veleiro, estão as polaroides de Robert Frank e a fotografia intervencionada por Fernanda Fragateiro que captam o casal Julião e Isabel. E retratos do artista captados por Joseph Kosuth, Miquel Barceló, Wolf Vostell. Isabel Carlos, curadora, júri da Bienal de Veneza em 2003 e do Prémio Turner 2010, diretora do CAM-Fundação Calouste Gulbenkian entre 2009 e 2015, diretora deste novo equipamento de arte contemporânea, diz: “Esta galeria é a grande celebração da vida, do amor, da amizade.” Acrescenta: “Tem quase que uma dimensão espiritual.”

Nem só dos afetos e dos amigos é construída a coleção particular com 1500 peças. Mas a maioria dos nomes resultam da rede de relações construídas por um Sarmento gregário, atento, inserido no seu tempo: Joseph Beuys, Robert Frank, John Baldessari, Marina Abramovic, Antoni Muntadas, Lawrence Weiner, Robert Morris, Jenny Holzer, Rosângela Rennó, Fernando Calhau, Michael Biberstein, Eduardo Batarda, Rui Chafes, Rui Sanches… “Esta é uma coleção de um artista. Não tem preocupações de investimento, nem se assemelha a uma coleção de um museu obrigada a criar narrativa e coerência, mas é coerente: a rede de afetos é o fio condutor”, sintetiza Isabel Carlos. E a diretora quer “ativar a coleção” (ver caixa A ideia é que o museu nunca feche) com uma programação de proximidade. No outono, por exemplo, a iniciativa Conversas na Galeria chamará os artistas presentes na coleção a conversarem sobre a peça que criaram.

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