A 97.ª cerimónia de entrega dos Oscars teve lugar esta madrugada no Dolby Theatre, em Los Angeles, Estados Unidos. A cerimónia, que premiou o que melhor se fez no mundo do cinema em 2024, foi conduzida pelo humorista e apresentador Conan O’Brien, uma estreia na apresentação de uma das noite mais aguardadas do ano.
A tão aguardada cerimónia ocorreu cerca de dois meses depois dos incêndios que devastaram a ‘cidade dos anjos’ e que chegaram até muito perto do histórico bairro de Hollywood.
A edição deste ano contou com 23 categorias. O musical francês “Emilia Pérez” liderava a nomeações – com 13 categorias, incluindo Melhor Filme – seguido por “O Brutalista”, de Brady Corbet, e “Wicked”, de Jon M. Chu, ambos com 10 nomeações, mas foi “Anora”, de Sean Baker, a vencer o Oscar de Melhor Filme. À estatueta mais cobiçada, a película foi premiada com os Oscars para Realização, Argumento Original, Montagem e, surpreendentemente Melhor Atriz, com Mikey Madison a derrotar a grande favorita Demi Moore (“A Substância”).
O filme brasileiro de Walter Salles, “Ainda estou aqui”, estava nomeado para Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres, que se tornou na segunda atriz brasileira nomeada para a premiação, depois da mãe, Fernanda Montenegro, em 1999. Fernanda Torres não ganhou o Oscar para Melhor Atriz, mas “Ainda Estou Aqui” ganhou o Oscar de Melhor Internacional, o primeiro para o Brasil.
Lista completa de vencedores
Melhor Filme: Anora
Melhor Realização: Sean Baker – Anora
Melhor Atriz: Mikey Madison – Anora
Melhor Ator: Adrien Brody – O Brutalista
Melhor Atriz Secundária: Zoe Saldaña – Emilia Pérez
Melhor Ator Secundário: Kieran Culkin – A Verdadeira Dor
Melhor Animação: Flow
Melhor Curta-Metragem Animação:In the Shadow of the Cypress
Melhor Argumento Original: Anora
Melhor Argumento Adaptado: Conclave
Melhor Filme Internacional: Ainda Estou Aqui
Melhor Banda Sonora Original: O Brutalista
Melhor Canção Original: El Mal – Emilia Pérez
Melhor Montagem: Anora
Melhores Efeitos Visuais: Duna: Parte 2
Melhor Som: Duna: Parte 2
Melhor Fotografia: O Brutalista
Melhor Guarda Roupa: Wicked
Melhor Cabelo e Maquilhagem: A Substância
Melhor Curta-metragem: I’m not a Robot
Melhor Longa-metragem Documental: No Other Land
Melhor Curta-metragem Documental: The Only Girl in the Orchestra