Quem disse que o revivalismo dos anos 90 teria de ficar circunscrito à moda? A Chez Croissant, acabada de inaugurar na Rua Augusta, surfa essa onda de nostalgia, com uma croissanteria pura e dura, onde oferece 20 diferentes recheios, entre doces e salgados. A marca é uma aventura do grupo de restauração Plateform, que já tinha dado provas de saber trabalhar a pastelaria com os pastéis de nata Castro, e agora andou em testes para fazer um croissant perto da perfeição. Um misto entre a massa de brioche e a massa folhada, açucarado no topo, mas sem se tornar enjoativo. “A ideia é que seja caramelizado, mas não em excesso, com o interior mal cozido, ligeiramente húmido”, explica Susana Hurtado, brand manager do grupo.
Os fornos estão ligados todos os dias das oito da manhã às dez da noite e o cheiro tem atraído os curiosos, que param para conhecer a casa. Há um menu de pequeno-almoço (€4.50) até às 11h30, com croissant misto, ou de Nutella, ou de doce de ovos, sumo de laranja natural ou bebida quente; outro de almoço (€6.50), do 12h às 15h, com croissant salgado, água ou sumo do dia e café; ou então é possível fazer a tal viagem no tempo e escolher entre os ingredientes e cremes dispostos nas cubas de inox, barrados ao momento e com possibilidade de adicionar toppings. O que sugerimos? Creme de pistácio com pistácios torrados, creme de chocolate branco e avelã ou caramelo salgado, na secção dos doces, e queijo brie, mel e nozes ou presunto e Queijo da Serra, nos salgados.
A Chez Croissant funciona como loja de grab & go, apesar de haver um balcão para quem queira ficar a beber um café (atenção à máquina, pintada de amarelo em exclusivo para a casa), um chá da Kusmi ou um sumo de fruta natural. Ainda este ano, a marca abrirá uma segunda loja no Príncipe Real, com espaço para sentar e, quiçá, outras novidades.
Rua Augusta, 41, Lisboa, seg-dom 08h-22h