Regra geral, as marcas procuram espaços abertos ao público quando têm vontade de crescer. No caso da Next Memory, a história desenrola-se ao contrário. “O espaço fez a ocasião”, confessa Patrick van den Berg, um dos donos, numa altura em que a marca já tinha alguma expressão nas vendas da Skinlife, mas abrir uma loja de rua não constava dos planos. “Estávamos só à procura de um sítio para produzir os produtos e de um armazém”, acrescenta Dennis de Vries, o outro sócio, e também responsável pela alquimia da marca. Porém, assim que se entra nesta antiga farmácia e laboratório percebe-se de imediato a jogada: o espaço, os móveis e a carga histórica eram demasiado especiais para não serem expostos. E a Next Memory encontrou, dentro dela, um novo espaço de criação.
A dupla holandesa é a mesma que criou a Skinlife há 11 anos – nota de rodapé: a perfumada loja do Chiado, que tem uma irmã na Avenida –, e voltou a fazer magia na loja da Rua de São José, onde nos últimos anos funcionou uma farmácia moderna. Com uma historiadora, aprenderam tudo sobre a rua, outrora uma das artérias principais da cidade, e com muita pesquisa, até frascos de um antigo Laboratório J.J. Fernandes, foram encontrados e restaurados. Pelo restauro passaram também os armários e os grandes balcões, um deles no centro da loja, outro no laboratório a funcionar nas traseiras, deixando intacta a patine das peças.
“Sempre nos surpreendemos porque a nossa marca da Skinlife está há muito tempo no top de vendas de marcas da loja, mesmo quando temos outras grandes de todo o mundo”, explica Patrick. Há dois anos, em plena pandemia, e com as lojas fechadas, lançaram uma nova insígnia, a Next Memory, numa alusão à vontade de criar novas memórias olfativas. Começaram por difusores e velas perfumadas para a casa, em cheiros que são uma viagem a Portugal, e agora cresceram também para uma coleção de infusões e perfumes para o corpo. “É quase tudo produzido no nosso laboratório, exceto os produtos que têm contacto direto com o corpo, mas que também são feitos em Portugal”, diz Dennis. São dele as receitas, todas inspiradas nos cheiros portugueses, exemplos do café, do figo roxo, da maçã verde, do jasmim ou da bergamota. “A nova linha de perfumes também segue essas inspirações e os chás têm receitas próprias. Como este espaço sempre foi um laboratório, queremos ter essa ligação”, acrescenta.
O mesmo cuidado que tiveram na escolha e recuperação da loja, aplicaram na sua decoração, com os diferentes produtos dos segmentos da Next Memory organizados pelos armários de madeira escura, dispostos em bonitos frascos. As velas perfumadas são vendidas dentro de porcelana portuguesa, os difusores estão em frascos de 250 ml ou de 3 litros, e existem em versão óleo ou spray. Os chás e infusões têm propriedades especiais, desde antioxidantes ao reequilíbrio do sono. E há ainda os perfumes para o corpo, o gel de banho, o álcool gel e o gel de mãos. “A loja é também uma experiência para as pessoas”, reflete Dennis.
Em breve vão lançar um bálsamo labial e um perfume sólido (sim, existe, e aplica-se com um dedo ou um pincel), vendidos numa pequeníssima caixa de bolso, recarregável e com tampa em pele sintética, possível de personalizar com as iniciais de cada cliente. Para já, têm todos os acessórios da marca, exemplo das velas decorativas de várias cores, gravadas com o monograma da Next Memory. O bom gosto impera.
Rua de São José, 187 / 96 858 5550 / seg-sex 11h-18h