O Gaia Eco Rally ficou marcado por uma grande competitividade e várias trocas de posições entre os primeiros, demonstrando que o automobilismo sustentável está cada vez mais emocionante. Mas, no final, foi Carlos Silva e Sancho Ramalho que levaram a melhor e obtiveram a primeira vitória na edição deste ano do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, um campeonato de regularidade, exclusivo para automóveis 100% elétricos.
O segundo lugar foi conquistado por Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo em um Kia EV6, atuais campeões nacionais da modalidade, seguidos pelos colegas de equipa Nuno Serrano e Alexandre Berardo, atuais líderes do campeonato. Na categoria de eficiência energética, Emilien Le Borgne e Alexandre Stricher, em um Dacia Spring 65, levaram a melhor, demonstrando que a economia de energia também pode ser uma estratégia vencedora.
Carlos Silva já pensa no título
Em declarações à Exame Informática, o vencedor Carlos Silva assumiu-se como um dos favoritos para a próxima prova, o Eco Rally Madeira, relembrando a vitória conseguida na ‘pérola do Atlântico’ na edição do ano passado. O piloto, mais habituado à modalidade de todo-o-terreno, destacou o desempenho e a experiência do colega Sancho Ramalho “que me tem ensinado muito”. Carlos Silva admite que “ainda é possível lutar pelo campeonato nacional”, liderado pela dupla Nuno Serrano e Alexandre Berardo, apesar de já só faltarem três provas para o final deste campeonato.
Luis Brito, organizador da prova, faz um balanço positivo , destacando “os novos percursos que foram percorridos na edição deste ano” e o facto de a prova ter tido uma competitividade muito elevada com os cinco primeiros lugares em constantes mudanças até à última classificativa. Para Luís Brito, esta é uma demonstração que “ano após ano, vão surgindo novas equipas com capacidade para discutirem os lugares cimeiros da classificação”.
Participação da equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot
Um dos destaques do evento foi a Power Stage, realizada no Kartódromo de Baltar. Nesta prova especial, Nuno Serrano e Alexandre Berardo levaram seu Kia EV6 ao topo do pódio, seguidos por Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, também em um Kia EV6.
Mas a surpresa ficou por conta do Peugeot e-3008 da equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot, pilotado por Sérgio Magno e navegado por Ana Joaquim, que conquistou o terceiro lugar no pódio. Este SUV familiar demonstrou uma dinâmica surpreendente, provando que conforto, sustentabilidade e a performance podem andar de mãos dadas.
Na classificação geral, destaque ainda para a quinta posição obtida por Ivo Tavares e João Paulo Martinho, ao volante de um Peugeot e-208 GT. A dupla da equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot até conseguiu ser que ‘fez mais zeros’ (mais passagens no tempo exato) e ficou apenas a 12 segundos da dupla vencedora, o que demonstra bem a competitividade entre os primeiros.
Próxima paragem: Eco Rally Madeira
A próxima etapa do Campeonato Portugal de Novas Energias – PRIO será o Eco Rally Madeira, a realizar-se nos dias 5 e 6 de outubro. Com a emoção do Gaia Eco Rally ainda fresca na memória, a expectativa é de mais uma prova eletrizante, onde a sustentabilidade e a paixão pelo automobilismo se unem para divulgar a mobilidade elétrica.
Veja a reportagem na Exame Informática TV sobre o rali anterior, o EcoRally Proença-a-Nova