Já se sabia que, como acontece com outras marcas, a Peugeot quer avançar para a neutralidade carbónica. Num evento digital liderado por Linda Jackson, CEO da Peugeot, a marca do grupo Stellantis revelou a estratégia para os próximos anos, assente no ecossistema (serviços), experiência de utilização (desde o carregamento dos veículos), eficiência, acessibilidade e preocupações ambientais.
A tecnologia será central para atingir os objetivos propostos. Uma das novidades é a chegada de um novo sistema de infoentretimento em 2026, com oferta de mais serviços conectados. Os carros até vão incluir funcionalidades de IA (Inteligência Artificial), com capacidades preditivas – por exemplo, para antecipar problemas no trânsito no sistema de navegação.
A integração de tecnologia vai incluir a adoção da assistente digital da Alexa e um acordo de parceria com a Foxconn, um dos maiores fabricantes de eletrónica do mundo.
Cinco elétricos nos próximos dois anos
A Peugeot anunciou que, em 2025 vai ter uma oferta 100% elétrica e que todos os carros da marca vendidos na Europa serão 100% elétricos em 2030, em linha com a regulamentação da União Europeia.
O plano de eletrificação contempla a introdução de cinco novos 100% elétricos nos próximos dois anos: e-308, e-308 SW (carrinha), e-3008, e-408 e e-5008.
No que diz respeito a características específicas, pouco foi dito, mas sabe-se que o e-3008 terá uma autonomia máxima de 700 km e estará disponível com três motorizações, incluindo uma versão com tração integral. O e-308 e e-308 SW vão ter um novo motor, com 115 kW, e uma autonomia WLTP de 400 km.
Também foi anunciado que, como já aconteceu com o e-208, o e-2008 vai receber uma atualização, com motor e bateria de maior capacidade.
Reutilizar antes de reciclar
Para atingir a ambicionada neutralidade carbónica, a Peugeot está a trabalhar em vários eixos, incluindo produção, escolha de fornecedores e energia. Um dos conceitos mais interessantes é a intenção de aumentar o tempo vida médio dos Peugeot dos atuais 15 anos para 25 anos. O que vai passar por processos de reutilização, que poderão incluir mudanças profundas no interior e na tecnologia.
O objetivo será tornar carros usados “melhor que novos”. Estes processos podem, até, incluir a transformação de carros com motor a combustão em carros elétricos. Um plano que tem semelhanças evidentes com o Refactory da Renault, permitindo uma economia circular.
O problema dos preços
A indústria automóvel, como acontece em outros mercados, tem estado sobre uma forte pressão inflacionista. As razões são várias e sabidas e incluem o aumento do custo da matéria-prima e o forte investimento na eletrificação. Mas Linda Jackson garantiu que a Peugeot está a trabalhar afincadamente para garantir que os carros se mantêm acessíveis ao grande público.
Uma das soluções passa por modelos comerciais diferentes, como a solução de alugar um Peugeot e-208 por preços a partir dos €150 por mês. Uma opção que a marca pretende vir a disponibilizar em diferentes mercados. Outra passa por propor valores mensais fixos que incluam tudo, desde a manutenção ao carregamento, de modo aos utilizadores saberem exatamente com o que contar em termos de custos mensais.