Numa altura em que os holofotes do mundo se viraram para Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, com uma interpretação memorável de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, a mãe, que tem um papel secundário no filme de Salles, arrasa em Vitória, filme de Andrucha Waddington, baseado numa história real, à volta da criminalidade numa favela do Rio de Janeiro. Aqui não há uma mera interpretação, mas quase um filme inteiro com a câmara focada na atriz. E ela é notável, verdadeiro case study de longevidade à frente das câmaras.
A história da produção do filme é atribulada. Começou a ser filmado em 2022 (quando Fernanda tinha apenas 92 anos!), mas o seu realizador original, Breno Silveira, morreu de ataque cardíaco durante a rodagem. O produtor e realizador Andrucha Waddington aceitou prosseguir o projeto, com guião de Paula Fiúza, e o filme finalmente chegou a bom porto.
Vitória baseia-se na história de Joana da Paz, uma idosa que denunciou a criminalidade numa favela do Rio de Janeiro
Vitória conta a história de uma mulher de 80 anos que vive na Ladeira da Misericórdia, em Copacabana, com vista para uma das favelas da zona sul. É constantemente atormentada por tiroteios e violência e decide agir, filmando e denunciando os crimes a que assiste. Uma espécie de janela indiscreta hitchcockiana, em que o crime não é um incidente mas uma prática quotidiana.
Vitória é uma mulher sozinha e solitária que se torna uma heroína improvável, debatendo-se não só pela segurança mas por princípios humanistas, num contexto particularmente hostil. É mais uma superavozinha do que uma Miss Marple numa sociedade em decadência moral que ela se recusa a aceitar.
O filme não se aproxima do estilo algo sensacionalista, de exploração visual da violência, de outras obras em volta da criminalidade e da luta entre polícia e gangues nas favelas cariocas. Substitui tudo isso por uma história extremamente humana, feita à medida de Fernanda Montenegro, que preenche o ecrã com uma personagem tão forte quanto intempestiva.
Vitória > De Andrucha Waddington, com Fernanda Montenegro, Silvio Guindane, Jeniffer Dias > 112 min