Nas palavras de Alexandra do Cadaval, não havia melhor forma de dar a conhecer o resultado das obras de renovação do Palácio Duques de Cadaval, em Évora, senão com uma exposição como esta. Obrigado à Terra tem a curadoria de Pierre Passebon e conta com 35 artistas, entre os quais José Serra, Anabel Juárez, Frédérique Fleury, Janina Myronova, Alexandre Mussard e os portugueses Bela Silva, Joana Vasconcelos e José Canudo.
Com uma paixão assumida pela terra e pela “arte do fogo”, o galerista francês aceitou o desafio lançado pelas irmãs Alexandra e Diana de Cadaval: criar uma exposição em que se apresentassem várias visões da cerâmica contemporânea. “Estamos num momento em que as pessoas têm uma maior ligação com a cerâmica e o artesanato, que todos conhecemos, mas há um trabalho contemporâneo por descobrir. Aqui mostra-se a diversidade existente nesta arte, com artistas muito diferentes entre si, nacionais e internacionais, uns mais densos e outros cheios de humor”, explica Alexandra.
Pierre Passebon não esteve sozinho na conceção da exposição. Louis Lefebvre, especialista em cerâmica antiga e contemporânea, com uma galeria familiar fundada em 1880, em Paris, destaca as obras Wednesday, de Nick Weddell, e as três de Jessica Boubetra (cerâmica impressa em 3D), presentes na exposição, como exemplos de “peças fortes, com significado e tecnicamente incríveis”.

Antonine Catzéflis, colecionadora e mecenas das artes, também convocada por Passebon, dedica-se à descoberta de novos talentos. Chama-nos a atenção para o trabalho de Étienne Pottier, “um universo apocalítico e muito antropomórfico”, e de Agathe Brahami-Ferron, pela estética inspirada na obra de artistas como Martin Par ou Yann Lagarde, “um retrato bem-humorado e crítico do indivíduo”. Já a artista Frédérique Fleury apresenta-nos as suas Suculentas Sensuais, em arenito branco bruto e esmaltes, como uma alusão à Natureza, “algo viril e sensualmente feminino”. Diferentes perspetivas para descobrir, nas salas deste palácio histórico alentejano.
A exposição inaugura a reabertura do Palácio Cadaval, após um projeto de restauro que decorreu no último ano e meio.
Palácio Duques de Cadaval > R. Augusto Filipe Simões, Évora > T. 91 958 8474 > até 10 dez, ter-dom 10h-18h > €12,50 (inclui entrada na Igreja de São João Evangelista)