Gaios, piscos-de-peito-ruivo, salamandras-de-pintas-amarelas, ouriços, joaninhas, borboletas-cauda-de-andorinha… São eles alguns dos protagonistas da 10.ª edição do BioBlitz, que decorre neste fim de semana, dias 20 e 21, para dar a conhecer a fauna e a flora do Parque de Serralves, no Porto.
A iniciativa é composta por um programa com diferentes atividades pensadas para as famílias. Entre estas, destacam-se as oficinas pedagógicas (sáb-dom 10h-19h): Impressões botânicas, dedicada às Árvores; Espécies raras (Anfíbios); A Migração (Aves), O silêncio do grilo (Insetos); Modo verde (Briófitas); Funga (Cogumelos) e Micromundos (Biodiversidade dos charcos).
Para Mariana Roldão, coordenadora do Serviço Educativo Ambiente de Serralves, esta é uma “oportunidade única, em contexto urbano, de aproximar o público aos espaços verdes. A experiência e vivência que se estabelece no e com o Parque de Serralves, através das diferentes iniciativas, procuram estimular a curiosidade, desenvolver a conexão com a ecologia e contribuirão certamente para o entendimento da importância da conservação e preservação dos ecossistemas.”
Com as saídas de campo (sáb e dom), os participantes vão ter a oportunidade de explorar a biodiversidade do Parque com investigadores especialistas em Árvores e Arbustos (10h30, 12h), Insetos (11h, 12h), Aves (10h30, 12h) e Anfíbios (17h, 18h).
No domingo, às 11h, na Quinta do Parque, decorrerá a conversa Microplásticos no Oceano e na Saúde, enquadrada no Ciclo de Conversas com Ciência, uma parceria entre Serralves e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR).
O programa inclui ainda o espetáculo Herbário da companhia O Som do Algodão. Criado e interpretado por Dulce Moreira e Mariana Santos, a partir do livro Presos de Oliver Jeffers, e de Herbário, de Jorge Sousa Braga, propõe uma viagem sensorial e poética pela Natureza. Para assistir, no Campo de Ténis, neste sábado às 11h30 e 16h30, e no domingo à s15h e 17h30.
De salientar ainda a peça O Conto das Duas Aldeias, da companhia Palmilha Dentada, que leva a palco a tradição dos contos populares através de marionetas. Com texto de Ricardo Alves e encenação de Ivo Bastos, decorre no Pátio do Ulmeiro, no sábado, às 15h30, e no domingo, pelas 12h.
Na área da música, os participantes podem juntar-se aos Sons no Parque (dom, 11h), no Campo de Ténis. Ali, o Quarteto de Clarinetes da Banda Sinfónica Portuguesa apresentará um repertório musical que vai de meados do século XX até aos nossos dias através de compositores como E. Carter, P.M. Dubois, J.M. Defaye, L. Carvalho e N. Bacri.
Durante o fim de semana, haverá também oportunidade para visitar a exposição Interconectados. 100 anos do Parque de Serralves, dedicada à história deste parque centenário com 18 hectares; participar nas visitas guiadas; ficar a conhecer as espécies autóctones (sáb-dom 10h30, 11h30, 12h30, 15h30, 16h30, 17h30); ou assistir à tosquia das ovelhas da Quinta (sáb-dom 16h).
Em simultâneo, decorre a apresentação de um Filme do Festival CINEECO, dedicado à temática ambiental, com a projeção de Joko & Putra (sáb 10h30, 11h, 11h30, 12h, 14h e 14h30; dom 10h30, 11h, 11h30, 12h, 14h, 14h30, 15h, 15h30), na Casa do Cinema Manoel de Oliveira. Nesta curta de 14 minutos, o realizador Jeissy Trompiz mostra-nos as dificuldades de um pescador veterano que luta para apanhar peixe, numa vila piscatória da Indonésia.
Bioblitz Serralves > Parque de Serralves, Porto > 20-21 dez, sáb-dom > grátis > programa completo em bioblitz.serralves.pt