A escassos quilómetros de Lisboa, há uma região vinícola demarcada (desde 1908) dedicada à produção de um generoso: o vinho de Carcavelos. Um tesouro histórico que merece ser dado a conhecer, acredita a Câmara Municipal de Oeiras que tem vindo a conservar e a divulgar este produto com a marca Villa Oeiras. Agora, o município aposta no enoturismo, com um programa de visitas guiadas às vinhas, adegas de produção e de envelhecimento, e uma prova de vinhos.
Ao longo de 1h30, ficamos a saber que os registos da produção de vinho na região de Carcavelos remontam ao século XV, mas foi com o Marquês de Pombal, 1º Conde de Oeiras, que esta região terá atingido o seu apogeu em produção vinícola. No século passado, e apesar da classificação de região vinícola demarcada, os terrenos agrícolas foram quase obliterados devido à expansão urbana.
A recuperação do vinho de Carcavelos aconteceu a partir da década de 80. Desde essa altura, a Câmara Municipal de Oeiras iniciou um plano de replantação das vinhas, de recuperação das adegas e da quinta do Palácio do Marquês de Pombal.
Se a visita é uma lição de história, diga-se que também se aprende o que distingue este vinho generoso, de cor amarela ou laranja, sabor doce e com um grau alcoólico mais elevado devido à adição de aguardente na interrupção da sua fermentação.
Em Oeiras, a sua produção é feita essencialmente na Adega do Casal da Manteiga, seguindo-se o envelhecimento, entre sete a quinze anos, em pipas de madeira selecionadas, para que o vinho consiga obter as tais características que o diferenciam de outros.
Além da Adega do Casal da Manteiga, a visita dá a conhecer o funcionamento da quinta e as suas vinhas constituídas pelas castas Galego Dourado, Ratinho e Arinto. Estas visitas guiadas são também uma viagem ao século XVIII, incluindo um percurso por algumas das relíquias arquitetónicas que o Marquês quis incluir na sua propriedade, como a Casa da Pesca e a Cascata dos Poetas. Depois, ruma-se à Adega do Palácio do Marquês para uma prova de vinhos de Carcavelos Villa Oeiras (Doce, Meio Doce, Meio Seco e Seco) que convidam à harmonização com queijos, a queijada de Oeiras e um suspeito pastel de vinho de Carcavelos
Villa Oeiras Enoturismo > Adega do Casal da Manteiga > R. da Mina, Estação Agronómica Nacional, Oeiras > visitas e provas por marcação em villaoeiras.com > €6 a €37