A Tesla anunciou que a Powerwall 3, a geração mais recente de bateria doméstica da marca, já está disponível em Portugal. Este modelo pode alimentar a maioria das casas europeias com uma unidade e permite poupanças através do armazenamento do excesso de energia solar gerada durante o dia para ser usada à noite, durante as horas dos picos de preços. As estimativas da fabricante é que os clientes portugueses possam reduzir a sua dependência da rede elétrica em 71%.
O sistema tem uma funcionalidade que permite que os proprietários de um plano de tarifas variável consoante a hora do dia possam configurar a Powerwall para maximizar as poupanças: carregar a partir da energia da rede quando os preços são baixos e usar a energia armazenada para alimentar a casa quando os preços são elevados. Esta estratégia pode permitir poupanças de até 1.044 euros anuais ao abastecer a casa com a Powerwall 3 emparelhada com energia fotovoltaica.
Outra vantagem desta bateria passa pela proteção de reserva, que deteta automaticamente cortes de energia e torna-se a fonte de energia quando a rede elétrica falha. O inversor pode produzir entre 3,68 kW e 11,04 kW em toda a Europa, permitindo uma reserva para uma variedade de aparelhos.
O inversor solar incorporado permite uma maior eficiência energética, cria uma instalação de aspeto mais limpo com menos caixas na parede e reduz a necessidade de aquisição de um inversor a terceiros, explica a Tesla em comunicado.
A bateria pode ser instalada no interior ou no exterior, funciona a temperaturas entre os -20 e os 50 graus centígrados e resiste a condições meteorológicas adversas, como condições de humidade elevada ou inundação até 60 cm de água.
A Powerwall 3 pode ser gerida através da aplicação Tesla e, quando utilizada para carregar veículos da Tesla, desbloqueia funcionalidades como o Carregamento com Solar, que carrega o carro apenas com o excesso de energia produzida pelo sistema solar Tesla.
Saiba mais sobre a solução e como solicitar orçamentos para a instalação aqui.