O Large AI Grand Challenge é um concurso proposto pela Comissão Europeia destinado a expandir as fronteiras da IA e tirar partido do potencial dos modelos de grande escala. Os vencedores vão partilhar entre si um milhão de euros e oito milhões de horas de computação nos dois supercomputadores LUMI e LEONARDO. Na lista, encontramos:
– A portuguesa Unbabel que pretende combinar a IA e a tradução humana para suporte multilingue;
– A francesa Lingua Custodia, especializada em processamento de linguagem natural para o setor financeiro;
– A lituana Tilde que quer desenvolver mais a tradução de máquina e os bots com IA para os idiomas Balto-eslávicos, falados por mais de 155 milhões de pessoas;
– A belga Textgain que quer ajudar empresas e governos a obter informações a partir de dados não estruturados.
Todas as startups vão beneficiar de tempo de supercomputação essencial par desenvolverem os seus modelos de Inteligência Artificial de grande escala ao longo dos próximos 12 anos, num benefício que se traduz numa redução do tempo de treino necessário.
Na fase seguinte, as vencedoras devem lançar os modelos desenvolvidos sob uma licença de código aberto para uso não comercial ou publicar as suas descobertas.
O concurso recebeu 94 propostas, o que evidencia estarmos perante um setor de muita atividade. O quinto classificado vai receber 800 mil horas de computação no MareNostrum 5, o sistema que está alojado no Centro de Supercomputação de Barcelona.
Leia mais sobre a iniciativa e sobre o projeto europeu do High-Performance Computing Joint Undertaking aqui.