O preço do iPhone é utilizado como um indicador de preços no que diz respeito ao custo de produtos tecnológicos em diferentes partes do mundo. A HelloSafe disponibiliza a versão do comparador para este ano, tendo em conta os preços do iPhone 14 e revela que Portugal está no 10º lugar do ranking.
A empresa analisou o preço de lançamento dos modelos tradicionais com o menor valor disponível no ano em que foram lançados, desde o iPhone 3G em 2008 até aos dias de hoje, sem considerar as versões R ou Mini. Desde 2008, o preço subiu dos 499 euros para os 1039 euros do modelo lançado em 2022, um aumento de 108%. Em igual período, a inflação no nosso país foi de 22,45%.
A conclusão principal para um preço muito mais elevado deste produto em Portugal face ao que é praticado nos EUA prende-se com o imposto: “Em Portugal, para o iPhone 14, no modelo com o preço mais baixo, os impostos são de 210 euros, mais de 20% do total pago”, lê-se no comunicado de imprensa.
De entre os 36 países analisados (onde é possível comprar o iPhone diretamente no website da Apple, sem intermediários), há um grande contraste, com tendência para baixos custos de compra nos países asiáticos e preços mais elevados na Europa e Brasil. O iPhone na Turquia é o mais caro do mundo, nos 1668 euros, enquanto o dos EUA é o mais barato, 842 euros.
Leia mais sobre o ranking, metodologia e outros comparadores aqui.