É cada vez mais notória a aproximação dos estúdios de Hollywood à Ciência, com exemplos recentes como Interstellar ou The Martian. Agora, é a vez da Centerboro Productions anunciar que o próximo filme HELIOS vai contar com a aparição da estação espacial, anunciada por Jeff Bezos, Orbital Reef.
A Orbital Reef é uma iniciativa conjunta da Blue Origin e da Sierra Space e ainda não está construída. Na sinopse do filme, podemos ler que uma explosão solar atingiu a Estação Espacial Internacional e a coloca em rota de colisão com a Terra, cabendo ao astrónomo e ex-astronauta da NASA Jess Denver e ao coronel Sam Adler juntarem esforços para salvar a Humanidade. O produtor John Lewis afirma no comunicado da Blue Origin que “numa era onde os filmes de ficção científica abundam, decidimos cedo que queríamos ter um filme autêntico em termos de tecnologia e que demonstrasse soluções verdadeiras ao dispor da Humanidade em tempos de crise”, cita o Gizmodo.
A Orbital Reef real é descrita como um “parque de negócios de utilização mista”, destinado a servir a indústria da investigação científica e o turismo espacial. O objetivo da Blue Origin é ter esta estação no espaço em 2027. Com a Estação Espacial Internacional a aproximar-se do seu fim, já com o derradeiro final marcado para 2030, a comunidade apressa-se a encontrar os sucedâneos. A Blue Origin e a Sierra Space já obtiveram a primeira aprovação necessária para avançar com o projeto e desenvolver mais a arquitetura e design da Orbital Reef.
No filme, cuja ação se desenrola no ano de 2030, esta estação surge como um recurso para a tripulação da nave HELIOS. As filmagens arrancam já em 2023.