Foram precisos 14 anos para a Google revelar pela primeira vez dados sobre as receitas geradas pelo YouTube: nos últimos três meses de 2019, a rede social e motor de pesquisa de vídeo foi responsável por gerar cinco mil milhões de dólares, cerca de 4,5 mil milhões de euros ao câmbio atual. Ao longo de todo o ano, o YouTube faturou 15,15 mil milhões de dólares, cerca de 13,5 mil milhões de euros.
O valor da faturação anual representa um crescimento face ao ano de 2018, quando o YouTube faturou 11,16 mil milhões de dólares, revela a publicação CNBC. Os valores das receitas do YouTube são apenas relativos às receitas geradas por anúncios na plataforma e não incluem os planos de subscrição. É preciso ainda ter em conta que a Google partilha uma percentagem das receitas dos anúncios – quanto, ao certo, não se sabe – com os criadores de conteúdos da plataforma, o que tem impacto no lucro gerado pela plataforma – um valor que a tecnológica não revelou.
A apresentação dos dados financeiros, que foi feita durante a apresentação dos resultados globais da Alphabet, a empresa-mãe da Google e do YouTube, permitiu ainda perceber que a plataforma de vídeo representa atualmente 10% da faturação anual da gigante norte-americana.
Mas a revelação inédita de números do YouTube não se ficou por aqui: a plataforma tem 20 milhões de subscritores – entre o YouTube Premium e o Music Premium – e o serviço de televisão YouTube TV, que está disponível nos EUA, tem dois milhões de subscritores.
De recordar que a Google comprou o YouTube, em 2006, num negócio de 1,6 mil milhões de dólares. Desde então, a plataforma transformou-se no maior portal de vídeos online e catapultou vários produtores de conteúdos para a fama e fortuna, graças à grande base de utilizadores que tem – mais de 1,5 mil milhões de utilizadores mensais ativos.
Olhando para os resultados globais da Alphabet, a empresa teve receitas de 46 mil milhões de dólares, perto de 41,6 mil milhões de euros, entre outubro e dezembro de 2019, um crescimento de 17% em comparação com igual período do ano anterior. Deste valor, 10,7 mil milhões de dólares, ou 9,6 mil milhões de euros, foram lucro.