A Blue Origin e a SpaceX fecharam uma série de acordos com a NASA para começarem a desenvolver a tecnologia de propulsão que vai levar veículos e sondas à Lua. Embora estes acordos não prevejam a atribuição de incentivos económicos às duas empresas, vão permitir que ambas passem a acompanhar de perto os projetos tecnológicos da agência espacial americana.
James Reuter, um dos responsáveis do departamento de tecnologia da agência espacial, afirmou em comunicado que «a NASA vai ajudar à maturação destas empresas a um ritmo competitivo, pelos meios e experiência que tem». «Identificámos as áreas tecnológicas nas quais a NASA precisa de um reforço, daí termos criado estas parcerias público-privadas para que possam ser desenvolvidas o mais rápido possível», concluiu.
Segundo a SpaceNews, a Blue Origin fechou já três acordos desde que apresentou a sonda Blue Moon em maio. No primeiro, a empresa vai envolver-se com o Johnson Space Center e o Goddard Space Flight Center para desenvolver um sistema de guia e navegação para melhorar o processo de aterragem da sonda lunar.
No segundo, a Blue Origin vai juntar-se à Johnson e a Glenn Research Center para criar uma célula especial de combustível que será aplicada na sonda.
Por fim, o terceiro acordo vai ligar a empresa ao Marshall Space Flight Center e ao Langley Research Center e está relacionado com a criação de materiais que suportem altas temperaturas para serem aplicados nos motores da sonda.
No caso da SpaceX, serão feitos dois acordos. Um que vai juntar a empresa de Elon Musk ao Kennedy Space Center para o desenvolvimento de uma tecnologia que permita a aterragem segura de veículos de grandes dimensões na Lua. O segundo será feito no âmbito de uma parceria com a Glenn e a Marshal Research Center e pretende criar um transfer espacial que auxilie os veículos em órbita.
De acordo com a SpaceNews, a NASA acredita que estas iniciativas vão acelerar o retorno do Ser Humano à Lua. Um porta-voz da agência espacial contou à mesma publicação que «a NASA acredita que as tecnologias da SpaceX, inclusive o Falcon Heavy e a Starship, são fundamentais para acelerar a chegada do Homem à Lua e a Marte.»