Os Vision ainda não passam de um protótipo, mas são bastante promissores e são uma demonstração de várias funcionalidades e características que podem vir a fazer parte dos pneus do futuro. Os investigadores da Michelin desenvolveram um conceito de roda e pneu sem ar num só e que não precisa de encher ou usar jantes: a estrutura mecânica do pneu é suficiente para suportar o veículo e flexível para absorver impacto e pressão, explica o Engadget. Este tipo de estruturas, sem ar, já é aplicado em alguns veículos específicos como carrinhos de golfe ou equipamento de construção.
Outra vantagem dos Vision passa pelos materiais usados: os cientistas conseguiram usar apenas materiais orgânicos e recicláveis como feno, papel ou metal. A Michelin estima que estes materiais passem a ser usados pela indústria de forma faseada e progressiva. Os padrões e as bandas que fazem parte do exterior de cada pneu podem ser criados em impressoras 3D e a empresa antevê um futuro onde se possa ir a uma oficina ou a um posto de abastecimento, escolher o padrão e vê-lo a ser impresso em 3D diretamente no pneu.
Não é provável que os Vision toquem a estrada tão cedo: a Michelin prevê que as funcionalidades passem a entrar na produção de pneus nos próximos cinco a dez anos, mas de forma gradual.