De acordo com a Reuters, o tribunal de Dusseldorf, que aceitou a providência cautelar, só voltará a ouvir os argumentos da Samsung a 25 de agosto – e só nessa data poderá levantar a proibição da venda dos Galaxy Tabs na UE, caso aceite os argumentos da Samsung.
Este é apenas o primeiro "round" da disputa de patentes que a Samsung e a Apple estão a protagonizar na UE.
A Samsung não poderá cantar vitória, mesmo que consiga levantar a providência cautelar na justiça alemã no dia 25 de Agosto. Se quiser livrar-se de qualquer impedimento às vendas de tablets na UE, a marca coreana vai ter de fazer valer os seus argumentos no tribunal de Haia, Holanda, que acaba de receber igualmente uma providência cautelar que alega que os Galaxy Tab violam três patentes da Apple.
A justiça holandesa já fez saber que apenas deverá ouvir a Apple e a Samsung a 15 de setembro e que, caso delibere nesse sentido, uma hipotética providência cautelar só deve ser aplicada a partir de 15 de outubro.
Com a providência cautelar solicitada na no tribunal de Haia, a Apple pretende impedir não só a venda dos tablets Galaxy Tab na Holanda, como evitar que sejam escoados da Holanda (onde se encontra o importante porto de Roterdão) para a Europa os tablets da Samsung.
A investida da Apple sobre os produtos da Samsung não se circunscreve à Europa: na Austrália e nos EUA estão a decorrer processos similares que envolvem as duas marcas.