O YouTube começou a pedir a alguns criadores de conteúdos que passem a colocar tags para identificar os produtos a que façam referência novs seus vídeos. Esta informação vai ser passada depois para as ferramentas de analytics da Google, mas um relatório da Bloomberg explica que pode estar por trás também a intenção de tornar o YouTube num ‘destino’ de compras. Não é invulgar que os utilizadores procurem por links para páginas que vendam os produtos que veem nos vídeos do YouTube, pelo que pode estar aí um potencial por explorar por parte da tecnológica.
No passado, o CEO da Alphabet, dona da Google e do YouTube, defendeu que a empresa poderia tornar os vídeos de unboxing de produtos numa oportunidade de compra. O executivo prevê que este potencial possa alavancar o crescimento do YouTube para valores acima dos 15 mil milhões de dólares que rendeu no ano passado.
Outra aposta também avançada pela Bloomberg é a integração que está a ser testada com a plataforma Shopify.
Ainda não há qualquer confirmação oficial sobre quando é que estes testes vão avançar para uma fase em que fiquem disponíveis para o público em geral.