A Sony quer democratizar o acesso a soluções de IA e anunciou uma parceria com a Raspberry Foundation para colocar os seus chips Aitrios nos pequenos computadores. O objetivo é dar aos utilizadores de Raspberry Pi acesso a um plataforma de computação de IA usada para funções relacionadas com imagens, como reconhecimento facial.
O CEO da Sony Semiconductor Solutions, Terushi Shimizu, afirma que “estamos muito entusiasmados com esta parceria com a Raspberry Pi Ltd para trazer a plataforma Aitrios – que suporta o desenvolvimento de soluções únicas e diversas utilizando os nossos aparelhos de IA – para o utilizador de Raspberry Pi e para a comunidade de programadores, fornecendo uma experiência de desenvolvimento única”.
Esta solução de IA da Sony, em vez de correr na cloud, é executada diretamente no chip, o que faz com que tenha uma latência reduzida e é caracterizada pela Sony como indicada para sistemas de videovigilância e segurança. A segurança é mantida, segundo a Sony, com a análise dos dados a acontecer no chip e apenas os metadados a serem enviados para a cloud.
Inicialmente popularizados para fins educativos, os Raspberry Pi têm aparecido cada vez mais em aparelhos de protótipos da Internet das Coisas e com outros fins.