De uma assentada, três novas soundbars ambiciosas. A Bang & Olufsen, a Sennheiser e a TCL anunciaram novos modelos de barras de som – muito diferentes entre si, sublinhe-se –, colocando este segmento de mercado em destaque durante a feira tecnológica IFA, que se realiza nesta semana em Berlim, na Alemanha.
A Bang & Olufsen anunciou a Beosound Theatre, uma soundbar ‘tudo-em-um’ criada a pensar num perfil de utilizadores que procura um sistema de som mais dedicado para filmes. Equipada com doze altifalantes, dois dos quais são woofers, a Beosound Theatre é capaz de ‘debitar’ 800 watts de potência sonora. Existe também uma saída sonora específica para garantir a clareza das falas.

Esta soundbar tem ainda uma tampa frontal que é substituível, para que o utilizador possa personalizar a barra de som em função do design do televisor ou da própria sala. A soundbar suporta também som surround de 7.1.4 canais (Dolby Atmos), mas que só é atingido mediante a adição de altifalantes externos. Não foi anunciado o preço.
Já a Sennheiser lançou uma nova soundbar da aclamada linha Ambeo. O novo modelo, apelidado de Plus, está equipado com 7.1.4 canais de som numa única barra. É mais compacta do que o modelo de referência, a Sennheiser Ambeo (que agora foi renomeada para Ambeo Max). Este modelo tem um foco particular no som ‘imersivo’, já que suporta os principais formatos – Dolby Atmops, DTS:X e 360 Reality Audio.

Apesar de ter sido pensada como uma barra de som independente, aqueles que quiserem adicionar mais força aos graves podem agora investir no Ambeo Sub, um subwoofer criado pela marca. A soundbar Ambeo Plus vai custar 1499 euros, enquanto o Ambeo Sub vai custar 699 euros.
A TCL também foi ‘a jogo’ nas soundbars e o destaque vai para o modelo Ray-Danz X937U: tem 7.1.4 canais de áudio e suporta os formatos cinematográficos Dolby Atmos e DTS:X. Mas o que destaca esta soundbar dos modelos da Bang & Olufsen e da Sennheiser é o facto de trazer não só subwoofer dedicado, mas ainda duas outras colunas, que devem ser posicionadas atrás do utilizador para criar um efeito mais imersivo.

Segundo a marca, a Ray-Danz X937U é capaz de atingir 1020 watts de potência sonora. Não foi anunciado o preço.