A Google quer tornar possível a utilização de duas operadoras de telecomunicações diferentes (por exemplo, dois números de telemóvel) num único eSIM (cartão SIM eletrónico) e facilitar a mudança entre estes. A patente para o sistema foi registada em 2020 e a funcionalidade deve estrear-se já no Android 13, de acordo com fontes ouvidas pela publicação Esper.
Há rumores de que esta característica esteja a ser testada em telefones Google Pixel, mas ainda sem confirmação oficial. A confirmar-se, os fabricantes de smartphones podem vir a ganhar algum espaço extra no interior dos smartphones que pode ser usado para outras funcionalidades, enquanto o utilizador pode continuar a tirar partido de um equipamento com duas ligações móveis. Atualmente, é possível usar sistemas dual SIM, com um número pessoal e outro profissional, por exemplo, mas têm de ser usadas duas ranhuras físicas ou uma ranhura e um eSIM.
O eSIM é um cartão SIM (acrónimo em inglês para Módulo de Identidade de Subscritor) virtual que permite ao utilizador subscrever um serviço de comunicações móveis sem precisar de um cartão físico. Esta funcionalidade já é disponibilizada pelos operadores de telecomunicações em Portugal e está acessível através de modelos compatíveis de smartphones e relógios inteligentes.
O espaço extra pode ser usado pelos fabricantes para ‘trazer de volta’ o armazenamento com cartões microSD ou aumentar ligeiramente as baterias, conferindo maior autonomia aos aparelhos.
O sistema pode vir a ser implementado, depois do Android 13, também no iOS ou mesmo no Windows.