A Admiradores Secretos é uma iniciativa da sociedade civil portuguesa que tem como objetivo ajudar, de forma totalmente anónima, famílias carenciadas. Agora, a solução que nasceu durante a crise pandémica, vai passar para as mãos de ONGs portuguesas, recebendo apoio tecnológico da multinacional OutSystems, conhecida por dar o poder de inovar às organizações, através do software, e da Digital Solution Agency Product League, uma agência de soluções digitais.
Paulo Rosado, CEO da Outsystems, ofereceu-se para coordenar o desenvolvimento de uma aplicação – desenvolvida por voluntários da Product League com a tecnologia da OutSystems – que deverá permitir que qualquer ONG portuguesa consiga ajudar famílias necessitadas na sua área de atividade. Assim, será possível atribuir doadores a famílias carenciadas localizadas na mesma zona que a ONG para uma assistência de emergência única e para entregar um cabaz de bens de forma anónima, discreta e oportuna. A aplicação terá uma primeira versão apresentada em dois eventos OutSystems – OutSystems Developer Conference e NextStep – a 17 e 18 de novembro e deverá estar pronta no segundo semestre do ano.
A ideia pop-up surgiu através de um grupo de 12 voluntários durante o confinamento do ano passado, com o objetivo de ajudar de forma anónima famílias que passavam por momentos de dificuldade e que tinham medo ou vergonha de pedir ajuda. Depois de ajudarem manualmente mais de 600 famílias em apenas um mês, agora a nova plataforma ajudará a responder aos inúmeros pedidos de ajuda recebidos pela Admiradores Secretos, conectando doadores e famílias através de um algoritmo e assegurando a proteção da identidade de todos os envolvidos.