O futuro sustentável de uma empresa vai muito além da simples proteção ambiental. Começa nas pessoas e nas suas comunidades, na forma como são capacitadas e inspiradas a fazer a diferença. Na Sogrape, empresa familiar de vinhos líder em Portugal, este princípio reflete-se em cada ação, em cada projeto, sendo consolidado através do seu Programa Global de Sustentabilidade, Seed the Future, que representa um novo ciclo no caminho percorrido pela empresa desde a sua génese.
Desde a sua fundação, em 1942, a Sogrape sempre se preocupou em conduzir o seu negócio de forma responsável, cultivando uma profunda ligação com as pessoas, preservando os territórios em todas as regiões onde está presente e promovendo o crescimento das comunidades com que se relaciona.
Agora, com o programa Seed the Future, a Sogrape reforça o seu compromisso com a prosperidade, num convite dirigido a todos os seus stakeholders para uma viagem de criação de valor a longo prazo, rumo ao seu 100º aniversário em 2042.
Este é um caminho longo e ambicioso, mas composto por compromissos e metas claras para a criação de um futuro mais responsável, inclusivo e qualificado, e que se alinham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A pegada que a Sogrape quer deixar vai além da ambiental. Sendo um catalisador para uma mudança social positiva e sustentando o planeta para aqueles que nos sucedem, o seu verdadeiro propósito é perpetuar o vinho e a sua cultura para as gerações vindouras, criando um legado que reflete a sua essência, muito semelhante ao da figura inspiradora de Dona Antónia Adelaide Ferreira, nascida a 1811.
Dona Antónia foi uma mulher à frente do seu tempo, símbolo de inovação e empreendedorismo. Foi capaz de transformar terras áridas do Douro em vinhas férteis e reconhecidas internacionalmente. A sua generosidade e dedicação às comunidades, tendo construído hospitais, creches e escolas, são hoje um reflexo do que a Sogrape aspira ser: uma empresa que protege e preserva o seu legado, enquanto eleva as pessoas à sua volta. Esse espírito é eternizado pelos Prémios Dona Antónia, promovidos anualmente pela Sogrape, e que homenageiam mulheres que se destacam pelo seu papel transformador na sociedade, reforçando a importância do empoderamento feminino para o progresso social.
A Sogrape reconhece que, tal como Dona Antónia soube olhar para o futuro, a inovação e a sustentabilidade nascem das pessoas, e é por e para elas que o Seed the Future existe. Além dos Prémios, o programa Seed the Future compromete-se, assim, a impactar positivamente a vida de pelo menos 100 mulheres por ano, promovendo uma cultura de empoderamento que reflete os valores de liderança, coragem e altruísmo que caracterizavam Dona Antónia. Estas mulheres são líderes e agentes de mudança, que personificam a visão de um futuro mais inclusivo e equitativo.
Este compromisso com as pessoas vai ainda mais longe, ao estender-se às comunidades onde a Sogrape opera. Através do apoio aos viticultores, capacitando-os com conhecimentos e tecnologias, a empresa assegura a viabilidade económica e ambiental das suas atividades. Para a Sogrape, tal como para Dona Antónia, a inovação nasce do equilíbrio entre honrar o passado e construir o futuro, mostrando que é possível evoluir sem comprometer os valores fundamentais que sustentam o progresso.
O programa Seed the Future e os Prémios Dona Antónia não são apenas iniciativas de responsabilidade social: refletem uma visão holística da Sogrape para o futuro. Ao alinhar o empoderamento feminino e o desenvolvimento sustentável, a Sogrape demonstra que o verdadeiro progresso nasce da combinação de pessoas, inovação e responsabilidade social – uma combinação vencedora que promete continuar a inspirar todos os que assumiram este compromisso e a semear o futuro em que acreditamos.
CONTEÚDO PATROCINADO POR SOGRAPE