É a décima vez que o Santuário de Fátima seleciona famílias de crianças ou jovens portadores de deficiência grave para sete dias de repouso, responsabilizando-se a cuidar dos filhos, enquanto os pais são convidados a regressar a casa ou a tirar uns dias para si. Querendo, também podem acompanhar os seus rebentos e é o Santuário que assume as despesas, exceto viagens.
As inscrições começaram antes do Verão e as férias foram divididas em quatro turnos de 20 utentes cada: o primeiro teve lugar de 30 de julho a 5 de agosto, o segundo realizou-se de 8 a 14 de agosto, o terceiro foi de 19 a 25 de agosto e o último começa no próximo dia 28 e prolonga-se até 3 de setembro.
“Na origem desta iniciativa está o facto de o Santurário ter verificado que havia muitos pais que não tinham possibilidade de descansar, de ter férias, porque estavam presos continuamente com os filhos deficientes em casa”, explica o padre Manuel Antunes, diretor do serviço de doentes do Santuário.
“Estamos a privilegiar pais que nunca vieram e dando oportunidade àqueles que estão em situações [económicas] difíceis de renovar a sua participação”, acrescenta o sacerdote.
Todos os encontros são dinamizados por voluntários e realizam-se na Casa Francisco e Jacinta Marto dos Silenciosos Operários da Cruz. Desde 2006, mais de 600 deficientes já participaram neste programa desenvolvido pelo Santuário.