Um momento na passadeira vermelha protagonizado por Lee Jung-jae, ator da série de sucesso da Netflix ‘Squid Game’, tornou se viral na Internet.
Em causa está a forma como o ator respondeu a uma pergunta de uma repórter.
Na Gala LACMA Art+Film que decorreu em Los Angeles, a 10 de novembro, uma jornalista norte-americana questionou o ator sobre a sua recente fama, perguntando-lhe que mudanças tinham ocorrido na sua vida depois do sucesso de ‘Squid Game’.
A pergunta parece inofensiva. Só que Lee Jung-jae, embora tenha ganho maior popularidade em Hollywood pelo seu papel na série da Netflix, é um dos atores mais famosos na Coreia do Sul, com uma carreira de mais de duas décadas – algo que a repórter, aparentemente, ignorava.
“Tenho a certeza que não pode sair mais de casa sem que as pessoas o reconheçam. Qual foi a maior mudança de vida para si desde que a série foi lançada?”, pergunta.
O ator, em vez de apontar o erro, respondeu de forma humilde. “Sim, tem razão, de facto. A maior mudança é que sou tão reconhecido por toda a gente, em todo o lado”, respondeu, através de uma intérprete, acrescentando de seguida: “Isto é, nos Estados Unidos da América.”
Jung-jae continua: “Quando vou a restaurantes, ou na rua, sou reconhecido por tanta gente. Por vezes, quando estão a olhar para mim, assusto-me e penso: ‘porque estão a olhar para mim assim?’ Mas depois, quando olho para as pessoas, elas começam instantaneamente a falar de ‘Squid Game’. Esses são os momentos em que sinto que realmente fizemos da série um sucesso.”
Vídeos do momento circularam na Internet, e os utilizadores rapidamente criticaram a repórter por não se ter informado devidamente sobre Jung-jae antes de o entrevistar. Muitos consideraram a pergunta insensível, visto que o ator é conhecido no seu país de origem desde os anos 90.
As reações multiplicaram-se nas redes sociais, elogiando a maneira como o ator respondeu à pergunta. “O Lee Jung-jae é uma estrela há duas décadas na Coreia do Sul. Só porque é agora famoso em Hollywood, não significa que não fosse super famoso antes”, escreveu uma utilizadora.
“Os filmes e dramas internacionais, especialmente os coreanos, têm rivalizado e muitas vezes ultrapassado a produção americana em popularidade e qualidade por muitos anos. O facto de esta repórter americana, e outros, fazerem estas perguntas mesquinhas prova que não estão a fazer o seu trabalho”, comentou uma outra utilizadora, enquanto outro classificou a pergunta da repórter como demasiado “centrada em Hollywood”.
Lee Jung-jae, de 48 anos, iniciou a sua carreira na televisão com a série ‘Dinosaur Teacher’, em 1993, que o catapultou para o estrelato, depois de alguns anos a trabalhar como modelo. Outros dos seus trabalhos mais conhecidos incluem os filmes ‘Il Mare’ (2000), ‘O Grande Golpe’ (2012) e o filme de terror ‘Livrai-nos do Mal’ (2020).