Dois ícones portugueses das artes da mesa juntaram-se para uma coleção especial chamada The Meaning. O tema é inspirado num jardim secreto, um imaginário onde se misturam floreiras, insetos, labirintos, plantas e aves. Cada peça engloba diferentes referências e, à medida que é observada, ganha novas leituras. Não é a primeira vez que as duas marcas se unem numa colaboração, mas é uma estreia na junção de mais do que um material, em alguns dos artigos. A título de exemplo estão a fruteira The Sin, criada a partir do recorte de uma taça em porcelana da Vista Alegre, sobre um pé Bordallo Pinheiro moldado à mão, com uma serpente e uma maça, numa alusão ao mito de Adão e Eva; e a boleira Pomum, com um pé Bordallo Pinheiro, um prato e uma campânula de vidro da Vista Alegre Atlantis. Recorde-se que as duas pertencem ao grupo Visabeira.
No jantar de apresentação à imprensa portuguesa da nova coleção Nuno Barra, diretor de Marketing da Vista Alegre, explicou que esta foi uma coleção preparada ainda durante os anos de pandemia e pensada durante muito tempo. “Há um simbolismo em torno das obras. O primeiro impacto é uma coisa, à medida que se conhecem, torna-se diferente. É uma coleção clássica e contemporânea, com um toque de irreverência.” Além da junção de materiais, também foi a primeira vez que se usou uma vidragem com cor, presente no serviço de mesa.
Alda Tomás, diretora criativa da Vista Alegre, falou de um mergulho no passado, nas obras do Renascimento, onde tudo o que era escolhido para figurar tinha um significado. “A linha de mesa tem um simbolismo associado à cultura ocidental, que sob o tema do jardim vai buscar a ideia do Jardim do Éden, mas também das Fábulas de La Fontaine.” A coleção de mesa assenta em quatro cores, a representar os quatro elementos, o azul da água, o vermelho do fogo, o verde da terra e o cristal a ligar-se ao ar. Nos desenhos há estátuas gregas, pavões, rouxinóis, espelhos de água, labirintos, joaninhas, muitas folhas. Do lado da Bordallo Pinheiro, Francisco Vieria Martins, senior designer, falou do desafio de passar “da prosa à confeção. A Bordallo é uma marca muito bem definida e alinhada com o naturalismo. E o tema do jardim está mais assente no homem, na construção humana. Como casar as duas coisas?” Olharam então para a coleção com a soberania da natureza sobre o homem. “Temos líquenes, musgo, verdete, insetos, fungos. Foi um desafio grande. Tivemos de usar outras tecnologias, de outras fábricas do grupo, para fazer com que os jarros parecessem gastos pelo tempo,” exemplifica.
Grande parte da coleção já está à venda nas lojas e online, e compõe-se por um serviço de mesa, peças utilitárias e decorativas, com a junção de diferentes linhas e inspirações. Para descobrir aos poucos, camada sobre camada.
Conheça a coleção nos sites pt.bordallopinheiro.com e www.vistaalegre.com